30/12/2007

A caminho de 2008...


É hora de balanços! O ano de 2007 está prestes a terminar para dar lugar a um ano que promete. 2008 está mesmo aí!!! É chegada a altura de recordar alguns dos momentos passados no ano que agora termina, da forma mais criativa que arranjei:

O melhor de 2007
O melhor livro - "No ar... 100 histórias de rádio", do meu amigo Marcos Pinto.A melhor notícia - "Vais ser tia"... e recebi essa mesma notícia duas vezes. Que grande sortuda que eu sou!
O casamento do ano - Sócia e Bogas, a 19 de Maio de 2007. Simplesmente espectacular e uma união que muito me diz!
O nascimento do ano - A minha afilhada Julieta, a 20 de Abril de 2007.
O noivado do ano - Ivana e Miguel. Só falta mesmo marcarem a data.
Um lugar único - Aldeia da Mata Pequena.
Um hotel a voltar - Mélia Aldeia dos Capuchos.
Uma surpresa inesperada - Menção honrosa no prémio de jornalismo Professor Emílio Peres - "De mãos dadas com a obesidade".
Um concerto - João Pedro Pais e Mafalda Veiga em dose dupla: ao vivo na Rádio Clube Português e no Coliseu de Lisboa.
O baptizado do ano - Julieta, a 7 de Outubro de 2007.
Data especial - 28 de Janeiro (sinónimo de três anos de namoro).
O pior momento - Posturografias, videonistagmogramas, consultas médicas. V.P.P.B - era preferível não ter mas já que cá está, siga!!!
Melhor filme - A oferta do meu irmão Hugo no Natal com a história da família.
Melhor café - Delta! Definitivamente. E todas as cafezadas partilhadas com amigos de sempre!
Trabalho mais árduo - Saúde Portugal Expo&Conferências, do início ao fim!
Melhores momentos - Cafezadas, jantaradas, passeios intitulados de "boa vida", churrascadas, idas ao teatro, almoços e jantares de família, almoços em Fernão Ferro, encontros e reencontros com amigos de sempre...
Compra do ano - Portátil!!!
Vício do ano - Centenas de sms's enviadas e recebidas.
Melhor doce da mãe - Crepes com gelado!!!
Momento mais criativo - Criar o meu blog e mantê-lo vivo assiduamente!
Melhor restaurante - Trindade, claro está!

E para 2008, espero:

Crescer profissionalmente...
Estragar os meus sobrinhos com mimos...
Ir mais vezes ao teatro... e levar o Paulo!
Estar mais vezes com amigos que encontro pouco...
Voltar à rádio!?
Recuperar em grande estilo da V.P.P.B

e...... e...... e..... outros tantos projectos que não posso revelar!

Desejo a todos um excelente ano de 2008, com tudo aquilo a que têm direito e mais alguma coisa! Repleto de projectos pessoais e profissionais bem concretizados, acompanhados de enormes sorrisos e poucas tristezas! Desejo um ano de 2008 sensacional a todos!

27/12/2007

Porque há dias assim...

Não me ocorre dizer nada nem escrever muito... Simplesmente, deixo aqui um beijo enorme ao Ricardo Henriqueta. Espero que ele saiba enfrentar com coragem esta fase da vida dele, pela qual nunca passei e nem me imagino a vivenciar. Que ele saiba ir recuperando da perda com o tempo e com a personalidade que tão bem o caracteriza. Um beijinho grande, Ricardo. Mantém-te forte e corajoso!

25/12/2007

E assim foi o nosso Natal...

Mais um Natal que chega ao fim... Dias de azáfama, cores, sons, agitação, compras, telefonemas, sms's, encontros e desencontros. Adoro esta época! Este ano, foi tudo muito especial: cunhadas grávidas, irmãos babados, avós ultra mega excitados com a ideia de receber dois netos no próximo ano! Presentes inesperados, surpreendentes, que valem por si! O cheiro dos bolos e doces da minha mãe, o quentinho da lareira, as luzes a iluminar a sala escura de madrugada, a família reunida, a comida exageradamente feita pela minha mãe (e que sobra sempre!), gargalhadas, lágrimas de felicidade. Este Natal teve de tudo um pouco. Momentos especiais para recordar daqui a uns anos como aqueles que tivemos oportunidade de recordar num filme assinado pelo meu irmão Hugo e oferecido a toda a família. Simplesmente espectacular. Realmente, quem sabe, sabe. Gostava que cada um de vós visse a arte que serviu de sobremesa ao nosso jantar de Natal.

O Gonçalo e o David ainda não nasceram e já são o centro das atenções neste Natal familiar. Receberam imensas prendas, desde roupinhas, a utensílios de higiene, a brinquedos... O enxoval de ambos está a aumentar a olhos vistos! Vai ser a loucura total. Realmente, a presença de uma criança muda tudo na vida de uma família.
O melhor do Natal resume-se nos momentos vividos, nas palavras partilhadas e na magia iluminada. O pior do Natal é mesmo ter de acordar no dia seguinte e ir trabalhar. Custa mas tem de ser... É óbvio que estes dias serviram para recuperar energias e ganhar ânimo para uma semana de trabalho mais curta que o habitual, mas cheia de responsabilidades.
Já vos disse que gosto do Natal? É porque gosto mesmo!

23/12/2007

São dois... e são gaijos!

Casam com 15 dias de diferença, vão ser pais com dois meses de diferença e... vão ter rapazes! O mistério está desfeito e a notícia já chegou! Vou ter dois sobrinhos em 2008. Digamos que andava radiante com a ideia de ter uma sobrinha. Já tinha idealizado as coisas que podíamos fazer juntas e as prendas que lhe podia comprar. Mas não!!! Os meus irmãos têm a tendência de ser parecidos nestas coisas e, no Natal do ano que vem, parece que vamos ter o Gonçalo e o Pedro na ceia... isto se não houver mudanças de ideias pois a escolha dos nomes está difícil.
Este Natal tem um sabor diferente pois já nos perdemos a comprar prendas para os novos elementos da família e porque é magnífico imaginar que, a partir de 2008, o nosso Natal não voltará a ser como era... mas por um óptimo motivo!
Nunca escondi que adorava ter uma sobrinha e fiquei um pouco triste com ambas as notícias mas já me passou pois estou radiante por ser tia a dobrar... e já começou a contagem decrescente! Parabéns Hugo e Rute, Parabéns Edgar e Cristina. Sem dúvida, um momento especial a marcar esta época natalícia!

19/12/2007

Há dias importantes na vida de uma jornalista...


E hoje foi um deles! Estava muito concentrada na redacção quando recebi um telefonema da minha mãe a dizer que tinha recebido em casa um certificado que indicava ter sido premiada com uma menção honrosa num prémio de jornalismo a que me candidatei recentemente. Costumo concorrer a concursos de jornalismo porque acho piada e também porque acho que não se perde nada em tentar, apesar de não ter grandes pretensões de vir a ganhar algum dia. Julgo que todo o jornalista se sente orgulhoso quando é distinguido por algum trabalho que tenha desenvolvido. Assisti à entrega do "Prémio Professor Emílio Peres - De mãos dadas com a obesidade" no passado mês de Novembro, com a minha amiga Andreia Moreira. A cerimónia realizou-se no Hotel Miragem, em Cascais, integrada no 11º Congresso Português de Obesidade. A grande vencedora, por unanimidade do público, foi Fátima Campos Ferreira, do programa "Prós e Contras". O júri considerou que a iniciativa premiada foi, sem dúvida, a que deu origem a uma grande discussão nacional em torno do tema da obesidade, quando comparada com os outros trabalhos jornalísticos a concurso. O regulamento do "Prémio Emílio Peres - De mãos dadas com a obesidade" previa ainda a atribuição de menções honrosas a outros candidatos que se destacassem com a publicação de trabalhos sobre o tema. A notícia chegou hoje, inesperada e surpreendente. Apeteceu-me partilhá-la porque fiquei cheia de orgulho e senti que o meu trabalho foi, de alguma forma, apreciado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e pelos Laboratórios Abbott.

Se tiverem curiosidade de ler o artigo com que concorri, basta clicar em http://www.jornaldocentrodesaude.pt/Jornal_pdf/jcs29cfinal.pdf e ir até à página 10. O artigo "Uma pesada realidade" foi publicado na edição de Maio do Jornal do Centro de Saúde. Já agora, aproveitem e espreitem o site http://www.jornaldocentrodesaude.pt/

Ora que bela prenda de Natal que me reservaram... :) Hoje estou feliz e acho que tenho motivos para isso!

16/12/2007

Fragmentos de um óptimo fim-de-semana

O fim-de-semana está a terminar... com ele, guardo a memória de muitos e bons momentos passados com amigos de sempre e para todo o sempre. Apesar de ter algum trabalho com o fecho do jornal, consegui abstrair-me e estar presente nos vários convites que me tinham feito. Parece que estou a melhorar e não deixo de estar presente nos compromissos sociais por motivos de trabalho ao Sábado e Domingo. Tem de haver tempo para tudo e eu preciso destes escapes sociais para me manterm viva e sã. Começam os encontros e cafezinhos com amigos que sabem tão bem, tendo como justificação a troca de prendas de Natal. Ontem, a noite ficou marcada por um jantar, também dedicado à época natalícia, com amigos de infância. Foi a chamada Maristada num restaurante simpático e muito acolhedor que reuniu na mesma mesa, pessoas que se conhecem há 20 anos e que mantêm o contacto. É a isto que chamo realmente de amizade porque podem passar meses sem nos vermos e sabemos que estaremos lá, uns para os outros, sempre que precisarmos ou sem que haja essa necessidade. Quando tiver fotos da Maristada, terei todo o gosto de as partilhar convosco. Parabéns a mim e ao Nuno Lopes, responsáveis pela organização, pelo sucesso da noite, apesar de alguns imprevistos.


Domingo, bem cedo, no maior espectáculo do mundo!
Hoje acordei muito mais cedo do que é costume para um Domingo de manhã. Normalmente, acordo bem mais tarde porque aproveito os fins de semana para dormir tudo o que não consigo durante a semana. Tive um convite da minha amiga brasileira favorita (a Andrea) para ir assistir ao Circo do Coliseu de Lisboa. Que bem que me soube este convite! Não ia ao circo há anos. Julgo que a última vez foi, talvez há uns 10 anos, quando estava num programa infantil da Rádio Renascença. Cor, música, magia, qualidade, boa disposição, animação e o som inconfundível e surpreendente das crianças juntas a sorrir e a gritar de felicidade. Foi uma manhã diferente e muito produtiva. Mentiria se dissesse que não me tinha custado acordar cedo até porque o dia hoje está particularmente frio (e eu até tenho umas luvas a ajudarem-me a escrever no meu sótão de ideias) mas como diria o Paulo, perde-se muito tempo a dormir e neste fim-de.semana, estamos a saber aproveitá-lo e a tornar os dias muito produtivos. Adorei o convite e gostei muito da hora e meia do maior espectáculo do mundo. Regressei por momentos à infância e soube-me tão bem! Nota máxima para o facto do circo se realizar no Coliseu, apesar de haver uns quantos espalhados pela cidade nesta época. Quem me conhece sabe o quanto gosto da sala magnífica e esplenderosa do Coliseu. É um local onde me sinto bem e onde tenho apreciado momentos culturais de qualidade. Uma manhã passada com a Andrea, o Bruno e o Paulo, num Domingo cheio de sol.


Depois de alguma escrita para pôr em dia, mas por motivos profissionais, porque o trabalho insiste em marcar presença em alguns dos meus fins-de-semana, fui lanchar com a Maria e o Ricardo, mais dois amigos especiais. Pessoas que conheci no ISCSP e que guardo num espaço bem reservado da minha vida. Estar com eles é sempre muito bom! Hoje vou ainda jantar a casa do Paulo, a convite dos "sogros". A noite reserva-me também um outro momento especial: a visita à minha afilhada linda. Não a vejo há mais de um mês e estou morta de saudades, embora já tenha recebido uma prenda antecipada dos meus compadres, uma foto da Juju na escola. De sorriso maroto, muito bonita, uma foto que vou colocar à vista de todos cá para casa... para que apreciem e babem com a minha afilhada. Parabéns também aos pais corajosos que ontem vieram ao jantar (a tal Maristada) e se separaram pela primeira vez da filhota que ficou a dormir nos avós. O jantar tornou-se também tão especial com a presença dos únicos papás do grupo.


Momentos especiais vividos de forma ideal. Gosto de fins de semana assim, ocupados, divertidos e cheios de alegria. Apesar das contigências do trabalho, são estes fragmentos de minutos, horas e dias que nos dão força e capacidade de espírito para enfrentar uma semana de trabalho e para ganharmos energia. Amanhã? 2ª feira? Venha ela que eu estou preparada para a receber!!!

14/12/2007

Desabafos de mais um fecho...

Palavras... soltas... seguidas... cheias de significado. Caracteres, muitos, poucos, com espaços incluídos... imagens para ilustrar artigos, anúncios para colocar, uma maquete difícil para paginar. Ideias que surgem, leituras que se fazem, gralhas que não se conseguem evitar... Histórias que se contam, transcrições atrás de transcrições, pessoas que se conhecem, reportagens que nos alimentam. O computador surge como principal aliado desta tarefa de transformar as histórias em artigos para os leitores, todos os meses, com o mesmo empenho. Saúde, bem-estar, dicas, conselhos, prevenção... Tudo vale a pena quando a missão é levar a saúde à mão dos leitores. Tanta coisa para fazer e o fim-de-semana parece curto para mais um fecho atribulado. Estarei à altura? Não sei. Gosto da minha profissão? Continuo a gostar. É uma tarefa fácil esta do fecho? Nunca é! Apetecia-me descansar este fim-de-semana e preparar da melhor maneira o Natal? Era o que mais me apetecia! Vale a pena o esforço? Continuo a acreditar que sim... Gostava de fechos mais calmos? Adorava...
No meio de dezenas de e-mails a enviar ao paginador, tirei um bocadinho para partilhar este momento convosco e para, de alguma maneira, justificar a ausência dos últimos dias que têm sido absorventes... Bom fim-de-semana! Divirtam-se por mim!

09/12/2007

Duas óptimas sugestões para prendas de Natal!
















Boas sugestões para este Natal: duas obras que reúnem vários amigos. Uma delas, especialmente para os mais novos, ideal para as crianças que gostam de adormecer sem medo. O resultado da união das três manas Semedo: Cláudia, Ivana e Lenira. O outro, para os apaixonados da rádio que gostam de conhecer tudo o que se passa nos bastidores. Da autoria de Marcos Pinto. A não perder neste Natal!

Fins de semana... com cheiro a Natal!


Gosto do Natal. Sempre gostei. Há já alguns fins de semana que tenho andado a preparar as compras desta época natalícia. Como gosto de ser prevenida, há já algum tempo que compro aqui e ali para não ter de andar doida à procura de prendas de última hora. Todos os anos é a mesma coisa: acho sempre que vou despachar tudo muito mais rapidamente até que me lembro que ainda falta aquele e mais o outro... Posso dizer-vos que, em pleno dia 9 de Dezembro, já tenho tudo praticamente comprado... Já passei também algumas horas em shoppings e outras lojas de eleição. Resultado: uma árvore de Natal cheia de presentes para sair. O que eu gosto mesmo é de oferecer! Gosto de caminhar nas ruas à noite com as iluminações típicas desta altura, adoro ver decorações por todo o lado e gosto muito de dar. Costumo dizer que, se fosse rica, dava presentes muito originais a todos aqueles que gosto e que dão cor à minha vida... a mesma cor que as iluminações de Natal dão às ruas e casas de todo o País. Este Natal tem também um novo foco de atenção: os meus sobrinhos que chegam no ano que vem! Já perdi também algum tempo a pensar que vai ser muito giro no próximo ano quando eles estiverem junto a nós a derrubar as bolas da árvore de Natal ou a mexer nas luzes que piscam e têm muitas cores. Claro que não vão achar piada porque ainda serão muito pequenos mas eu vou adorar ter um Natal com eles. Parece que tudo muda quando chega uma criança. As atenções passam a ser todas para eles e o Natal ganha um significado ainda mais especial. Gosto desta época! Pois gosto! Para mim, simboliza conforto, sorriso, descanso (no dia 24 e 25 porque antes é impossível), gratidão e esperança. No que respeita aos presentes que tenho andado a adquirir, vou demorar algum tempo a distribuí-los qual mãe Natal dedicada! Muitos cafezinhos virão para oferecer! Aquilo que mais gosto de fazer nesta época...

Só tenho pena que nem todos possam ter uma época natalícia assim tão feliz... e que ainda haja tantas crianças por todo o mundo que davam tudo para experimentar um Natal especial. Claro que o Natal também se transformou num grande ritual de consumismo, mas não deixo de achar piada e de me dedicar a esta época. E se fosse rica, certamente que ajudaria muitas crianças e outras pessoas a terem vários dias do ano mais felizes...

05/12/2007

Há movimentos que valem a pena!

Hoje vou ser pouco original... porque acho que vale mesmo a pena! Acabei de receber um e-mail muito interessante que dá conta de um "movimento pijaminha" que pretende afectar Portugal e os portugueses. Parece que as crianças do IPO precisam de pijamas e está ao alcance de todos nós ajudar! Tudo o que seja para ajudar o IPO vale a pena... porque aquele é um hospital sem igual, porque as crianças são tratadas da melhor forma possível e porque muitas delas precisam de ficar internadas e estão privadas de ter uma infância normal. Já apresentei alguns espectáculos de rádio no IPO (há alguns anos) e passei algumas horas na pediatria deste hospital. Garanto-vos que, apesar das contigências e da injustiça destas crianças estarem a passar por uma prova de vida tão dura, são muitíssimo bem tratadas.
Passo a transcrever o e-mail e convido todos os visitantes do meu blog a contribuírem da melhor forma possível. Há iniciativas que transformam este Natal num momento muito mais bonito e solidário. Cá vai disto e passo a citar:

"Nesta altura em que finalmente o frio começa a dar um arzinho da sua graça e as luzes na rua anunciam o Natal à porta, venho mais uma vez fazer-vos um convite especial.
A maioria já saberá do que se trata mas, de entre todos vós, sei que haverá alguém para o qual esta será uma novidade.
Por isso passo (mais uma vez) a explicar:
Entre uma série de amigos temos conseguido angariar, para entregar no IPO, pijamas que tanta falta fazem às crianças que, infelizmente, lá passam tanto tempo das suas vidas.
Esta ideia surgiu há dois anos e hoje já me atrevo a apelidá-la de "Movimento Pijaminha" pelo sucesso que têm tido os esforços conseguidos! :)
Pela 3ª vez consecutiva, venho apelar à vossa boa-vontade e pedir-vos que se juntem a mim no esforço de tornar o Natal de algumas crianças mais quentinho.
As necessidades existentes passam pela falta de pijamas, pantufas, chinelos, meias, robes e fatos de treino.
Sei que a vida não está fácil mas, dentro das vossas possibilidades peço-vos que participem, comprando ou obtendo, junto de amigos e familiares, agasalhos que já não sirvam.

E já agora, se acharem que sim, espalhem a palavra! :)

À partida todos devem ter os meus contactos, mas aí ficam mais uma vez:
96 247 26 88
carla.fiscogal@netcabo.pt

Falem comigo... escrevam-me, liguem-me e combinamos.

Aguardo as vossas respostas.

Carla Pereira"

01/12/2007

A arte de bem dormir...

Gosto de dormir. Pronto! Porque não haveria de gostar? Ora se uma pessoa acorda de madrugada para enfrentar duros dias de trabalho, porque não há-de dormir quando as responsabilidades não falam mais alto? Por algum motivo, adoro o Sábado e detesto a 2ª feira. Qualquer coincidência não é pura ficção! Esta semana aconteceram duas coisas que me dão algum conforto: acordar a meio da noite a pensar que já são horas de levantar para ir trabalhar! E não é que o sentimento é tão bom? Ora vejamos: estava eu muito quentinha a dormir quando acordei, num quarto sempre escuro (detesto claridade) e silencioso. Procuro o telemóvel, ainda meio atordoada com o despertar repentino e verifico que ainda SÓ eram três e meia da manhã. Esbocei um sorriso interior e fiquei mesmo contente. Ainda tinha umas horas de sono pela frente antes do irritante despertador tocar. O sentimento inverso é muito aborrecido. Acordo algumas vezes à hora suposta e obrigatoriamente imposta e penso que ainda não pode ser, que ainda faltam umas horitas para me levantar e que é óbvio que a noite ainda vai a meio. Quando olho para os ponteiros do relógio e verifico a dura realidade, fico assim muito irritada!
Hoje voltou a acontecer-me um episódio interessante, esse sim, digno de deixar o comum dos mortais a rir de felicidade. Por vezes, acordo com a sensação de que tenho de me levantar porque é dia de trabalho. Eis quando acordo novamente para a realidade e me lembro: afinal é Sábado! Hoje podes vingar-te e fazer companhia à cama, aquela que abandonas durante a semana, trocando o quente pelo frio típico desta estação do ano. Aí é que fico mesmo satisfeita! Há alguma coisa melhor do que acordar ao fim-de-semana a pensar que é dia de trabalho e verificar que estava redondamente enganada? Hoje foi um desses dias! É claro que também já acordei a pensar que era fim-de-semana e afinal ainda estava a começar uma 3ª feira... Há dias e dias, factos e factos!
O pior é quando o fim-de-semana é também sinónimo de trabalho e não são raras as vezes em que isso acontece. De qualquer forma, a arte de bem dormir também é difícil e deixa-nos meio confusos, de quando em quando. Porquê falar de dormir? Porque me apeteceu! Tem assim tanto interesse? Talvez não, mas acredito que dormir as horas a que temos direito é meio caminho andado para descansar o corpo e a mente e para nos ajudar a enfrentar o stress diário.

Digno de destaque neste Sabado:
Estou a caminho de um jantar só de mulheres (com direito a troca de presentes e tudo)!!! Será o começo das jantaradas de Natal? Como organizadas que somos, optámos por nos juntar logo no primeiro dia de Dezembro para evitar a confusão dos dias perto da época natalícia. Ena ena, vai ser MUITO giro! Metade do País a vibrar pelo Benfica-Porto e nós na bela da jantarada, alheias a esse momento futebolístico tão importante para o comum dos mortais.