14/06/2008

Segunda ideia retirada do sótão...

Após o final da greve que mais assustou o País nos últimos tempos, estou de volta com a segunda ideia ou dica de escapadela com sabor lusitano. Que tal rumarem até à Lagoa de Santo André e visitarem o Badoca Park? Eu não conhecia pessoalmente e fiquei entusiasmada! Para além de ser uma zona do Alentejo onde o calor dá tréguas e tem vários atractivos nas redondezas (que belos almocinhos e petiscos em Porto Covo), o Badoca Park entretém miúdos e graúdos, como foi o caso. Se ficarem alojados no Hotel Vila Park, muito perto do parque natural, até têm direito a desconto no bilhete... Eles tratam de tudo! Telefonam para a recepção, marcam-vos o safari e vendem os bilhetes com o respectivo desconto. Qual o vosso papel? Comparecer à hora marcada e divertirem-se!!!
Durante uma hora, podem visitar de perto alguns animais selvagens, dar comida a outros tantos e ouvirem as histórias do guia Sr. António, muito simpático e bem humorado. Aconselho a realizarem este safari na Primavera pois o caminho deve ser muito mais custoso em dias de altas temperaturas. Girafas, zebras de planície, burros, gnus de cauda branca, tigre de bengala, gamo, entre muitos outros animais podem ser apreciados de perto! Podem levar as crianças da vossa família e aproveitarem ao máximo a estadia. Outro dos grandes atractivos é a floresta tropical. Podem entrar na instalação das aves exóticos e observar, ao longo do percurso, diversas araras, papagaios, turacos e catatuas. Com um pouco de sorte, ainda lhes conseguem arrancar um simpático "Olá". São maravilhosas aves com quem podem interagir!
No final da visita, visitem a quintinha e a loja do badoca park para trazer uns recuerdos. Podem ainda comer qualquer coisa no restaurante ou fazer um pic-nic.
Para mais informações, consultem o site do badoca em http://www.badoca.com/

Se quiserem fazer esta visita com toda a calma do mundo e procurarem um bom alojamento, não deixem de marcar uma noite no Hotel Vila Park. Acolhedor, cómodo, com um óptimo restaurante, quartos consideravelmente grandes e simpáticos, a justificar as três estrelas que o caracterizam. Diria até que para três estrelas não são suficientes para este hotel de grande qualidade. Aproveitem ainda a piscina, se o calor for convidativo e o parque infantil que também diverte os adultos (não é, Paulo?). Se quiserem conhecer melhor este hotel, basta clicar em http://www.vilapark.com/
Podem ainda descontrair no bar, na esplanada ou usufruir da internet, caso precisem consultar alguma informação urgente ou definir o próximo roteiro de viagem. 2 euros por meia hora. Nada mau, hein?
Não deixem ainda de dar um pulinho à Lagoa de Santo André. Muito bonita, calma e tranquilizante!
A promessa está feita: quando os meus sobrinhos crescerem, este vai ser um dos programas que faço questão de fazer com eles!






11/06/2008

Portugal a caminhar para o caos

Em 29 anos de vida, nunca vi tal crise no País. Bombas de gasolina cheias, pessoas a conduzir a velocidades estrondosas à procura de um lugar para "abastecer", supermercados vazios, mortes na estrada... Que o País estava mal, já todos nós sabíamos. No entanto, a caminho de uma reunião, deparei-me hoje com uma realidade que desconhecia. "A área de serviço de Oeiras não tem combustível" podia ler-se num placard da A5. Ao olhar para o lado, a história repetia-se por cada área de serviço: filas de carros à espera do que costuma ser tão básico - meter gasolina ou gasóleo. Diziam-me hoje que um dia destes, a continuar esta paralisação, ainda vamos comprar um pacote de leite de cada vez como antigamente (isto é se ainda houver leite, claro).
Até posso entender as razões da greve pois as coisas não podem continuar como estão. Não me parece é nada democrático intimidar alguns dos camionistas a participar. "Ou participas e te juntas voluntariamente (dizem eles) ou chegas lá à frente e o teu camião é destruído". Dizem que vivemos em democracia? São estas as atitudes democráticas que são chamadas à tona quando são realizadas greves? Digamos que concordo com a intenção da greve e os motivos que a justificam mas discordo completamente com as atitudes monárquicas de alguns dos camionistas.
O que me deixa realmente preocupada é o tal estado de sítio em que este País se está a transformar. A continuar esta paralisação, onde vamos parar? Sem combustível para nos deslocarmos e sem os bens essenciais para nos alimentarmos? A minha cunhada hoje dizia-me que realmente não damos valor às coisas básicas da vida. Para nós, é um dado adquirido ir à bomba abastecer o carro com combustível ou ir ao supermercado comprar os produtos / bens essenciais para o nosso dia-a-dia. É tão básico pois está tudo disponível à distância de poucos kms. Pela primeira vez na vida, deparo-me com uma crise que afecta directamente o dia-a-dia dos portugueses. Olho estupefacta para o desespero de algumas pessoas que precisam do precioso combustível para se deslocarem para o emprego ou para os seus afazeres pessoais. Fico também espantada com uma certa passividade do Governo e lamento as mortes que esta greve já fez. Não era suposto ser assim...

Duas faces da mesma moeda
Fico ainda mais espantada com os buzinões a favor de Portugal, depois do jogo, quando enfrentava uma fila de dez carros para colocar gasolina no carro do meu pai. Admira-me como é que o País consegue festejar perante uma crise eminente. Sou completamente adepta da selecção e vibro com os jogos... mas não consigo sair para a rua e demonstrar a minha euforia perante o estado em que o País se encontra. Prefiro vivê-la interiormente, sem grandes manifestações públicas.
Portugal vive actualmente duas realidades distintas: a euforia com os jogos da selecção e o desespero com a paralisação dos camionistas. É realmente difícil acalmar os ânimos em qualquer uma das realidades e gerir adequadamente as duas situações.
Voltarei em breve com mais duas ideias de férias para dar continuidade ao que comecei ontem a escrever. Decidi fazer uma pausa pois realmente é muito difícil ficar indiferente ao estado em que o País se está a transformar. Até quando esta paralisação? Quais as consequências da mesma? É complicado responder. Resta esperar e tentar manter a serenidade no meio do caos instalado e da agitação eminente.

10/06/2008

Primeira ideia retirada do sótão...

Fazendo jus ao nome do meu blog, vou deixar-vos algumas ideias de férias portuguesas do melhor! Nestes poucos dias de descanso, optei por visitar vários locais do nosso Portugal e repousar de dias de muito e intenso trabalho.
A primeira ideia chama-se Smartbox. Caso não conheçam, é uma espécie de presente em forma de voucher que pode ter vários fins: tratamentos de spa's, escapadelas pitorescas, escapadelas em hoteís de charme, prática de desportos radicais, etc. Os meus pais ofereceram-me um voucher da Smartbox no Natal e optei por usufruir do mesmo. Fui até Moura, Alentejo profundo, numa escapadela pitoresca muito bem passada no sul do País. Querem oferecer uma prenda original e não sabem bem o que escolher? Visitem http://www.smartbox.com/ e as dúvidas acabam à distância de um click. Para além de ter preços muito acessíveis, a variedade é grande e muito atractiva.
Eu e o Paulo visitámos vários locais do Alentejo, como Moura, Amereleja, Monsaraz e Barrancos. Sentimo-nos autênticos turistas em aldeias típicas onde todos se conhecem e onde ficavam a olhar para nós porque nunca nos tinham visto por aquelas "bandas". Destaque para o almoço no restaurante dentro do castelo de Monsaraz, com um pão alentejano maravilhoso e um acolhimento de registo. O dia seguiu-se com passeios pelo Alqueva, visita à terra do pai do Paulo, conhecida como o local com temperaturas mais quentes do País (Amareleja), voltinha por Barrancos e ida a Espanha para encher o depósito. O mais engraçado foi verificar a quantidade de portugueses que vão ao país vizinho para "atestar". Na mesma estação de serviço, a língua mais ouvida era a portuguesa. Ainda mais engraçado é a hora da conta e percebermos que o gasóleo está a 1,287€ ao contrário dos preços praticados em Portugal (e viva a Galp, a Repsol e a BP). Uma forma de poupar na hora de atestar ( e até rimei!)
Ir ao Alentejo é sempre recompensador: silêncio, tranquilidade, paisagens magníficas, nada de pensar em trabalho e acolhimento digno de destaque. A companhia das férias? A melhor! O mês de Junho é também dos melhores para visitar o Alentejo. Porquê? Porque ainda não há grande afluência de pessoas e o calor ainda é suportável.
Amanhã e depois, mais ideias para roteiros de férias ou para escapadelas de fim-de-semana! Formas divertidas de prolongar a comemoração do vosso aniversário, tal como eu fiz. Aguardem!!!




Euzinha em forma de bolo


Posso dizer que este ano, a comemoração do meu aniversário foi prolongada numas mini férias do melhor! Regressada de uns dias de repouso, não podia deixar de partilhar com os meus bloguistas assíduos, outro bolinho muito original que recebi. A Ritinha decidiu visitar-me e presentear-me com um bolo espectacular. Ora cá estou eu dentro de uma chávena de café (sim, porque eu adorooooooooo café), com um jornalinho ao lado (a simbolizar a minha vida profissional), agarrada aos meus dois sobrinhos e com os dois vícios da minha vida: portátil e telemóvel. Uma vida retratada num bolo com sabor a pastilha elástica e amplamente apreciado pela família. Como já vos disse anteriormente, a Rita é uma das melhores pasteleiras que conheço. E como é bom ter amigas assim... tão prendadas... e com jeito para prendas tão saborosas!

Já sabem... Se quiserem fazer uma encomenda, contactem-na através do blog e não se irão arrepender. Ela tem o dom de transformar um simples bolo de aniversário numa peça de arte espectacular. O que custa mesmo é abri-lo e consumi-lo. Nunca sou eu a cortar o belo aos pedaços porque acho uma crueldade. Não será pois de estranhar que a Rita me visite e veja algumas das suas peças de arte (oferecidas anteriormente) espalhadas pela casa, intactas, conforme me foram entregues!!! Este ano, e sob ameaça da Rita, não deixámos o bolo sobreviver. Os meus irmãos fizeram questão de o ir destruindo no jantar de anos... Obrigada Rita... Mais uma vez, foste muito original. Beijinhos para ti.

05/06/2008

Parabéns a mim!

Já foi há 29 anos... O que vale é que ainda só me dão 20... Hoje é dia de festa, de descanso, de deixar o trabalho de lado e de comemorar a vida! Parabéns a mim. Porque não? O melhor destes 29 anos? Os momentos especiais, as conquistas, as alegrias, as vitórias, a família, os amigos.... A melhor prenda? Comemorar o aniversário, pela primeira vez, com os meus dois sobrinhos! O que espero desta nova idade? Mais vitórias, conquistas, alegrias, momentos para guardar e recordar. Uma idade com mais responsabilidades, a vários níveis. Já sinto o peso da responsabilidade de ser tia! A juntar a isto, tenho também uma afilhada para mimar...
Parabéns a mim e aos meus pais que me trouxeram ao mundo neste dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente. Os desafios dos 29? Tantos!!! Vamos ver se estarei à altura de os vencer!

P.S - Obrigada a todos os que já me ligaram ou mandaram sms. O telefone é hoje o meu grande amigo e companheiro.

P.S 2 - Parabéns a todos os aniversariantes deste 5 de Junho.
P.S 3 - Fériasssssssssssssssssssssssssssssssssssss! Mini férias mas óptimas para descansar!

P.S 4 - O bolo da foto foi-me oferecido há dois anos, num dia em que trabalhei e em que comemorei com os meus colegas de trabalho. As mãos que criaram esta obra prima pertencem a uma senhora genial e com jeito para a arte em forma de comida: Barbara Tavares, mãe da BT. Um bolo especial que adorei e que gosto de recordar, em forma de foto!!!

02/06/2008

Eu não fui mas vi!

É impossível ficar indiferente à euforia que se cria à volta do Rock in Rio, RIR para os amigos. Eu não fui mas acompanhei alguns dos concertos pela televisão... O balanço dos primeiros três dias do maior festival de música do mundo é muito positivo. Diversidade, variedade, música para todos os gostos e todas as idades, momentos em êxtase, boa música, divertimento... Por momentos, esquecemo-nos da crise instalada e vivemos as coisas boas que este País tem para nos oferecer. E afinal, até são tantas!!! Ainda bem que a tal crise não se reflecte na pouca afluência a este tipo de eventos. Haja ou não dinheiro, o que é certo é que o primeiro dia foi inaugurado em grande, com 90.000 visitantes...
Por falar em primeiro dia, nota alta para Ivete Sangalo, aquela que consegue pôr todos a dançar e a saltar ao som das suas músicas. Lenny também esteve muito bem, ao contrário da anterior presença de Amy Whitehouse. Realmente é incrível como aqueles 24 anos já estão tão estragados!!! É impressionante como é que um talento tão grande pode ser posto em causa num concerto de uma hora, com copos à mistura, falhas repetidas de músicas, lágrimas depressivas e desequilíbrios. Em poucos minutos, muitos daqueles que só compraram o bilhete para a ver, arrependeram-se. Por outro lado, já estariam à espera, dado o currículo da Amy que não tem abonado muito a favor dela, nos últimos tempos. Nota negativa, claro... É realmente uma pena ver um talento tão grande desperdiçado nas notas ao lado e nos esquecimentos da letra. Considero que estes artistas deveriam ser penalizados pela má prestação perante milhares de pessoas à espera de ouvir boa música.
Segundo dia, o melhor!
Não estive presente mas ouvi muitas músicas através de telefonemas do meu namorado que teve a sorte de ver os concertos que mais gostei, ao vivo. Nota alta para Alanis... Sempre a admirei. Achei-a nitidamente mais gorda mas mais feminina e cantei cada música, senti cada acorde, gostei da troca de letra numa determinada música (em que ela dizia que irónico era conheceres o homem da tua vida e depois conheceres o seu bonito MARIDO). Afinada, simpática, simples... Para quando outro concerto da Alanis em Portugal?
Seguiu-se a prestação de Alexandro Sanz... a grande seca da noite! Não entendo como é que colocaram o Sanz entre a Alanis e os Bon Jovi. Certamente para que os ânimos acalmassem... Acredito que muitos desejaram que os minutos passassem. A ansiedade de receber os Bon Jovi era muita e com um Sanz como aperitivo, talvez aumentasse ainda mais. Não gostei! Pronto. Uma verdadeira seca. Não conhecia as músicas, mudava várias vezes de canal e só esperava que o concerto acabasse... O que acabou por salvar a fraca prestação foi a Ivete...
E eis que chegamos ao ponto alto do RIR. Os Bon Jovi mostraram que valeu a pena esperar 13 anos pela sua vinda a Portugal. Simplesmente magnífico!!! Muito bom MESMO! O homem está aí para cantar e dar muito de si! O autêntico oposto da decadente AMY do dia anterior. Goste-se ou não, temos de convir que as músicas dos Bon Jovi são muito conhecidas e ficam no ouvido. Arrepiei-me várias vezes ao ouvir os milhares de pessoas a cantarem as músicas. Surpreendi-me quando vestiu a camisola de Portugal, numa altura em que andamos todos doidos com a selecção nacional. Admirei o facto de ter feito um gesto ao segurança para que o deixasse andar livremente, sem pressões, no corredor central. Muito simpáticos, afinados, cheios de vida e energia. Duas horas de boa música que se poderiam prolongar por mais duas... Tenho ouvido várias opiniões unânimes: foi mesmo muito bom!!!
Quanto ao terceiro dia, não acompanhei de nenhuma forma... Vi apenas miúdas a chorar pelos Tokio Hotel e gabo-lhes a capacidade de terem fãs deste gabarito. Este foi um dia mais fraco, mais dedicado às crianças, justificado pelo Dia que se comemorava.
O que é certo é que a música alimenta os dias, anima os minutos, acompanha as horas de trabalho, faz-nos rir, chorar, vibrar. A música corre-nos nas veias e dá muito mais sentido aos nossos dias. Quando é bem feita então, não há palavras para descrever as sensações arrepiantes que nos faz sentir!