19/03/2009

Desafios à prova...


Há uns dias, dizia para mim mesma que precisava de uns três dias sem escrever. No entanto, sinto-me tão controversa quanto impostora porque sei que eu mesma não conseguiria. Tenho reunido centenas e centenas de caracteres, não em páginas soltas, como os escritores do antigamente (e como eu adorava ver as canetas em forma de penas, hoje substituídas por canetas parker ou teclas de computador) mas em páginas de word, esse programa tão amigo dos jornalistas.
O motivo do cansaço prende-se com uma nova revista, amanhã nas bancas, na qual sou editora. Sim, escrevi o primeiro editorial da minha vida (pelo menos para estar à venda ao público e nas bancas) e fui uma das grandes concretizadoras desse projecto.
Entretanto, juntaram-se dois fechos (estou a caminho do terceiro) e os artigos continuam a somar. Eis o motivo pelo qual o blog anda tão parado e sem vida, ao contrário da agitação que os meus dias têm sentido.
Pelo meio, reuniões do meio audiovisual, a ajudar o mano em vários projectos, entrevistas a médicos, idas a eventos e o convite para participar num projecto que será divulgado em Setembro. Ufa, em nove meses, uma vida muda tanto. Venham elas, as mudanças... Cá estarei para as abraçar! Quando refilo do cansaço, sinto-me privilegiada por ter com que me cansar!
É mais forte que eu: o meu trabalho é, de facto, uma prioridade. No entanto, a minha vida pessoal não tem sido descurada e tenho dedicado muita atenção àqueles que amo. No meio de todos estes projectos, surgiu o inevitável: apoiar uma amiga. Tânia, já te disse pessoalmente, por telefone e por escrito: força amiga! Não posso imaginar o teu sofrimento. Como tu própria disseste, nestas alturas, os amigos unem-se ainda mais. Nós somos a prova de que as amizades de infância são as mais consolidadas. Até podemos ficar meses sem nos vermos. A verdade é que estamos todos lá quando é preciso! Estive, estou e estarei aqui para o que precisares... Dizem que o tempo cura tudo. Não acredito que apague a dor, mas ameniza-a e aos poucos, vais ficar com as recordações mais bonitas do teu pai. A tua força será a energia que a tua mãe precisa neste momento para reagir. Juntas saberão enfrentar cada novo dia...

Voltando aos desafios, aprendi nestes últimos meses de mudanças profissionais que somos nós que criamos as oportunidades. Procuro novidades, empenho-me em novos projectos, espero respostas, conheço novas pessoas, escrevo, escrevo e escrevo. Oiço histórias, conto-as aos leitores e tenho momentos únicos para relatar, como um e-mail recebido há dois dias com fotografias do bebé que vi nascer a 1 de Fevereiro de 2009, o Tomás. A caminho dos dois meses, o simpático pai decidiu mostrar-me a sua evolução. São estes os momentos mais gratificantes desta profissão. Novos desafios? Sim! Aguardo-os expectante, serena e confiante. Os dados estão lançados!

Fonte da foto: stock.xchng