07/12/2008

Já recebi em mãos o Prémio Eloquium 2008



















Foi no passado dia 3 de Dezembro que me desloquei a Lisboa, para receber o prémio Eloquium das mãos de Dr. Herbet Conen, Director-Geral da Boehringer Ingelheim. Nunca tal me tinha acontecido, apesar de já ter sido premiada anteriormente num Prémio de Jornalismo mas apenas com uma menção honrosa (que na altura já me deixou muito feliz).
O artigo premiado foi um Especial de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), da minha autoria, onde desenvolvi várias reportagens. Assisti às Jornadas de Oxigenoterapia, promovidas no Dia da DPOC do ano passado, entrevistei a Presidente da RESPIRA, Dra. Luísa Soares Branco e acompanhei os técnicos da GASIN num dia em casa dos pacientes. Foi talvez isso o que mais me custou em todo este trabalho. Assistir em directo a pessoas com doenças graves mas, ainda assim, optimistas. O resultado, de quatro páginas, parece ter agradado ao grande Júri do Eloquim 2008 composto por: Professor Klaus Rabe, Director do departamento de pneumologia da Universidade de Leiden, Professor Christoph Fasel, professor de Media e Comunicação na Alemanha, Susanna Palkonen, directora da Associação de Doentes de Alergias e Asma, Jenny Hope, correspondente médica no Daily Mail, na Inglaterra e Patricia Reaney, editora da Reuters, nos EUA.
O meu artigo foi escolhido entre 40 concorrentes de 12 países, daí que me sinta tão orgulhosa dele, enquanto concretização pessoal e profissional. Julgo que o esforço de alguns anos de jornalismo, de madrugadas a trabalhar, de dias sem tempo para mim, foi agora justamente reconhecido. Na altura, cheguei a falar sobre a doença aqui neste meu sótão de ideias porque ainda existem poucas pessoas em Portugal e no mundo a reconhecer o significado de DPOC e quais as suas consequências.

Em simultâneo, dois colegas receberam também o galardão:

Na Categoria "Meios Generalistas", Cinthya Leite, da Revista JC (Brasil) ganhou com o artigo "A doença que rouba o fôlego" e na Categoria Televisão, Janeth Hinostroza, do Channel 4 (Equador) venceu com o programa sobre DPOC no Dia do Não Fumador. Eu venci na Categoria de Meios Especializados de Saúde.

Este prémio tem um grande significado para mim, não pelo valor em si (um voucher de 5000 euros para viajar para o destino que desejar) mas pelo facto de ter sido atribuído por um júri conceituado e por me dar forças para continuar a trabalhar afincadamente como até aqui. Os prémios dão-nos ânimo para prosseguir e desafiam-nos constantemente para fazer mais e melhor.
A fotografia foi tirada no dia em que me foi atribuído o prémio, uma data a recordar, na lista de concretizações do ano de 2008. Aos meus amigos e a todos aqueles que já me deram os Parabéns, partilhando comigo a minha felicidade, o meu muito obrigado.

6 comentários:

AR disse...

Eu sou daquelas pessoas que sente as vitórias dos outros, dos que gosto claro, como minhas. E como gosto tanto de ti só posso sentir-me vitoriosa com o teu prémio!
Parabéns!!!

PiniPon disse...

Cláudia,

Muitos Parabéns pelo teu prémio. Já te tinha dado os parabéns, mas reforço novamente! O teu trabalho foi recompensado como devia ser! Tu mereces :) Bjinhos grandes!

Anónimo disse...

Ena ena... grande prémio, grande discurso. Tás 1 cadinho a parecer os políticos... eheheheheheh.... E a foto, parece a sorte GRANDE (ele), e a aproximação, q és tu hihihihihih

Mas foi giro, bem giro até....

MTOS PARABÉNSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!

BJSSSSSSSSSSSSS

Anónimo disse...

Que chique que você estava, sra. jornalista! :)
Estás é mt séria na foto! Deve ser o peso da responsabilidade, lol!
Tenho de ir a tua casa para ver o prémio pendurado na parede :)
Amiga, muitos parabéns e votos de que este seja o 1º grande reconhecimento do teu talento, esforço e dedicação!
Muitos beijinhos da Iva**

Anónimo disse...

Mais uma vez, e nunca serão demais, desejar-te muitos parabens.
Força!
Bjinhos.Pedro

Andreia Azevedo Moreira disse...

PARABÉEEEEEENSSSS! :) (voltei voltei)