19/12/2008

Uma forma diferente de desejar Bom Natal

Aprendi há uma semana que mais vale não fazer planos. Que a vida deve ser vivida calmamente, um dia de cada vez. Já tinha ideia de que era assim e que deveria encarar o dia-a-dia mas tenho agora a certeza absoluta, pelo pior dos motivos. Num minuto, tudo muda e a nossa vidinha mundana, rotineira (ou não), cheia de seguranças e certezas, passa a uma inconstante dúvida. O que vai acontecer amanhã? Não sabemos! Para quem gosta de controlar as coisas, como eu, aprendi duramente que nada se controla.
Deixar andar, seguir o passo, tranquilamente, sem grandes expectativas. O que é certo hoje pode não sê-lo daqui a uns minutos... e aí o desânimo e a dor começam a tomar conta dos nossos dias.
Este Natal deveria ser o mais especial de todos: tenho dois sobrinhos lindos, que amo com todas as minhas forças e que transformaram esta época no verdadeiro sentido que deve ter. O Natal é mesmo das crianças e é neles que vou buscar todas as forças.
Neste Natal, estou triste, muito triste... Se por um lado se comemora o nascimento de dois meninos lindos (o David e o Gonçalo), por outro chora-se a perda de alguém que se ama e cuja saudade já marca cada hora do meu dia.
A vida não deixa de ser curiosa: por um lado, a alegria do nascimento. Por outro, a tristeza da morte. Desejo um Feliz Natal a todos os que fazem parte da minha vida, directa ou indirectamente. Quanto ao ano de 2009, acho que não devem fazer planos muito entusiastas! Vivam o dia-a-dia, sigam os sinais, aproveitem ao máximo o que a vida tem para vos oferecer, não dramatizem, não ganhem rancores e inimizades. Tentem ser felizes e fazer alguém feliz! Aprendi que não vale a pena guardar ressentimentos numa vida que pode desaparecer num curto espaço de tempo. Depois, tudo nos parece rápido, demasiado rápido... Por isso, um Bom Natal hoje e umas óptimas entradas daqui a uns dias. Que 2009 seja um ano com poucas tristezas e repleto de sucessos pessoais e profissionais para todos. Um dia de cada vez passou a ser o lema! Sem grandes pressas, projectos ou planos atempados. Porque sou hoje é que é certo! Amanhã, não saberemos!


Festas Felizes a todos.

3 comentários:

Marisa disse...

É um texto um pouco triste, e lamento a tua perda, mas verdadeiro de facto. Especialmente para mim que tenho a mania de controlar tudo e quando há algum imprevisto fico devastada!

Um feliz Natal :)

Andreia Azevedo Moreira disse...

Beijinhos Cláudia, quando quiseres combinar diz. Muita força. Feliz Natal e um 2009 melhor se possível.

Anónimo disse...

Amiguinha, eu sei como te sentes, podes ter a serteza que sei, infelizmente.
No meu caso se não fosse o meu filhote certamente o Natal me iria passar ao lado.
De qualquer maneira pesso-te que levantes esse espirito, mudes de ideias, tenta gozar o natal, imagina-te criança.
Aproveito para te desejar um FELIZ NATAL.
Bjinhos.Pedro