26/04/2009

É urgente ajudar a Marta!

A Marta tem apenas 4 anos. A Marta tem o direito a uma infância normal, saudável, feliz. A Marta tem uma doença grave com um nome arrepiante - Leucemia Mioloblástica Aguda - e tem uns pais que desesperam por ajuda. Tive conhecimento do caso da Marta no facebook, o que prova que as redes sociais também têm o seu papel de solidariedade e não apenas de entretenimento.
"Este tipo de leucemia, por ter grandes probabilidades de reincidir, aconselha o transplante de Medula", pode ler-se no blog criado para o efeito em http://ajudaramarta.blogs.sapo.pt/

A Marta é uma menina bonita, tal como o são todas as outras crianças que sofrem desta terrível doença. Não é justo ter cancro em nenhuma idade mas não é mesmo justo tê-lo numa idade tão precoce. Os amigos e familiares da Marta já se candidataram a dadores de medula mas ainda nenhum foi considerado compatível. A missão não é fácil mas a campanha que os pais da pequena Marta estão a fazer já começa a revelar os seus frutos. Ontem dirigi-me ao "Botãozinho" em Carcavelos e deparei-me com centenas de pessoas a querer ajudar. Eu própria tinha essa intenção, preenchi o questionário, coloquei-me na fila mas fui informada que não podia fazer a análise porque estou a tomar um medicamento, uma das contra-indicações para nos candidatarmos a dadores. Fiquei imensamente frustrada porque andei a semana toda a pensar que o queria fazer! De qualquer forma, informei-me com a médica de serviço e assim que deixar a medicação e não tiver sintomas, posso voltar a tentar. E lá irei eu ao Hospital Pulido Valente candidatar-me.

Este post serve para incentivar todos aqueles que têm entre 18 e 45 anos, com condições para se tornarem dadores de medula a perderem um pouco do seu tempo. Quem sabe se não poderão vir a salvar uma vida!!!

Para quem tem preconceitos, saiba que não há riscos associados e que a candidatura passa por uma mera colheita de sangue que nem sequer exige estar em jejum.

Para mais informações, consultem o site http://www.chsul.pt/web/ onde podem satisfazer todas as dúvidas e esclarecer alguns receios que tenham. Se quiserem mesmo saber o que é ser dador e o que precisam de fazer, sigam directamente para http://www.chsul.pt/web/index.php?m=33

Não me perguntem porquê mas acredito que a Marta se vai curar! Tive muita pena de não me poder candidatar mas este fica como um objectivo a médio prazo quando deixar de necessitar do medicamento. Força aos pais da Marta e um apelo a todos aqueles que podem ajudar, seja a fazer a colheita de sangue, seja a divulgar a mensagem ou a tentar ajudar de que forma for...

Links para notícias online sobre a pequena Marta:

http://dn.sapo.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=1209274&seccao=Media

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=85864956-1CA9-4318-AC8E-2D175602C272&channelid=F48BA50A-0ED3-4315-AEFA-86EE9B1BEDFF


1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem, amiga!
É pena que não tenhas conseguido fazer o teste, mas tenho a certeza que a Marta vai encontrar alguém!
Muita força para ela!!
Beijinhos e boa semana! :)
Ivana