15/03/2008

Faz-me espécie...

Uma das coisas que mais me consegue pôr fora do sério é a nítida falta de educação. Tive a oportunidade de me cruzar com este sentimento no decorrer da semana. Estava eu sentada em determinado local à espera que me atendessem para determinada coisa (prefiro não divulgar muito mais porque não é chamado para o caso) quando me cruzei com não sei quantos funcionários, alguns deles, com uma característica em comum: falta de educação.
Ensinaram-me os meus pais que se deve cumprimentar as pessoas, ainda que não sejam do nosso conhecimento diário. Ensinaram-me os meus progenitores a dizer "Boa tarde", "Bom dia", "Até logo", cenas básicas do dia-a-dia que deveriam estar interiorizadas em cada um de nós. Afinal, ser bem-educado não custa mesmo nada e sabe tão bem a quem recebe determinado cumprimento.
Nem sequer me passa pela cabeça não cumprimentar as variadas pessoas que vão à redacção do jornal onde trabalho e que esperam por alguma reunião ou para serem atendidas. Custará assim tanto dizer boa tarde? O mais interessante é que uns quantos funcionários do determinado sítio onde estive foram bem-educados comigo. Outros tantos passavam, olhavam para mim, continuavam a olhar e mantinham o seu ritmo, demonstrando uma clara e nítida e falta de educação. Ninguém é obrigada a cumprimentar o outro mas, num momento em que todos andamos absorvidos pelo dia-a-dia repentino e stressante, estes pequenos gestos sabem tão bem e fazem tanto a diferença!
Faz-me espécie haver pessoas mal educadas, com a mania da superioridade e com falta de senso comum. Este tipo de situações nem sequer deveriam ser discutidas. Cumprimentar o outro, dizer boa tarde ou bom dia não deveria ser posto em causa. Para mim, são cenas tão básicas como comer, vestir, fazer a higiene pessoal. Pena que nem todos tenham esta ideia bem interiorizada.
PS 1 - Ontem tive o privilégio de ver uma criança com 20 minutos de vida, num hospital de Lisboa. Tive de ir entrevistar uma médica e quando andava à sua procura, tive a grande sorte de entrar num elevador com um recém-nascido acabadinho de vir ao mundo. Simplesmente fenomenal! Fiquei absolutamente arrepiada.
PS 2 - Para dar continuidade a este meu lado maternal, ontem à noite fui a eleita para tomar conta do meu sobrinho e ajudar a minha cunhada com o banho. Tive direito a mais de quatro horas só para mim, onde ele chorou, comeu, tomou banho, dormiu e esteve ao meu colo. É uma sensação absolutamente única e indescritível. Eu amo o meu sobrinho Gonçalo, tal como já amo o David que ainda está na barriga da mãe. Ser tia é fantástico e eu estou a adorar este novo papel. O pior é quando só me apetece estar com ele e a tal vida stressante não o permite.
PS 3 - Aproxima-se uma semana muito complicada de fecho, numa altura em que o meu pai irá comemorar mais um ano de vida. Vamos ver como se safo "mais uma vez" desta loucura laboral.
PS 4 - Esta semana, nas bancas, uma nova revista de saúde. Boa paginação, conteúdos ricos e tudo para ser um sucesso. Boa sorte! Tive o privilégio de pertencer (n'uma pequena parte) nesse processo. Sinto-me orgulhosa por isso!

6 comentários:

Consultor Previdenciário disse...

Claudia
Parece que isso é sinal dos novos tempos, pois por aqui também ninguem cumprimenta as pessoas.
Eu não consigo falar com uma pessoa sem antes fazer um cumprimento de bom dia ou olá, mas tem gente que chega e fala direto.
Felicidades

Unknown disse...

A forma como falas dos teus sobrinhos é LINDA!!!Tu és muitoooo lindaaaa bjssss minha amiga

Andreia Azevedo Moreira disse...

Esse tipo de comportamento fica para quem o pratica. Continua a ser como és e quem és. Sei o que dizes em relação aos teus sobrinhos. É uma experiência absolutamente magnífica. Bjinhos e felicidades para ti e para a família agora tão mais rica! :)

Marisa disse...

Ontem calhou-em tomar conta do meu vizinho de 6 anos (é um "bocadinho" mais velho que o teu sobrinho :P). Acho-o um amor e ontem disse uma coisa que me fez sorrir: "Eu gosto de aprender coisas que ainda nao sei como funcionam" isto quando me pediu para lhe mostrar como funcionava o meu ipod. Achei tão lindo ele dizer aquilo com a mais pura das inocencias...

Capitão-Mor disse...

Nem de propósito. Hoje o meu texto também versa sobre a falta de educação que me entristece...

Anónimo disse...

Pois é, a mim também me faz muitaaaaa espécie a falta de educação. Acho que o mínimo que se pode realmente pedir a alguém que se diga civilizado é um simples cumprimento de "bom dia, boa tarde ou boa noite". A mim, em especial, fazem-me falta muitas outras coisas, como um simples "obrigada", mas pronto, se calhar já estou a pedir demais ;)
Seja como for, concordo com a Andreia, o comportamento fica para quem o pratica. Continua a ser bem-educada, mesmo com quem não o mereça minimamente. Não deixes de ser quem és por reacção à estupidez de certas pessoas.
Muitas beijocas e Boa Páscoa para ti e para os teus, de quem eu gosto muito!
Ivana