08/03/2008

Sobre o Dia da Mulher...

Após uma semana de ausência, regresso para falar do Dia da Mulher. Porque é que é importante a sua comemoração? Porque há tantas e tantas mulheres pelo mundo fora que ainda lutam por direitos iguais e que são humilhadas, sacrificadas e injustiçadas. Faz sentido o Dia da Mulher? Faz todo o sentido. Ser mulher é ser mãe, companheira, namorada, irmã, cunhada, tia, nora, profissional, amiga.

Junto-me às comemorações e dedico este Dia da Mulher:
À minha mãe - Por tudo e mais alguma coisa que é impossível descrever em palavras. Por ser a mulher mais especial da minha vida. Por me ter trazido ao mundo. Por ter educado três filhos. Por trabalhar diariamente. Por ser a melhor amiga. Por ter jeito para tanta coisa que eu não tenho. Por ter ideias brilhantes. Por ter umas mãos únicas. Por ser auto-didacta em tanta coisa! Por estar de Parabéns e ter ganho o papel há tanto tempo esperado: o de avó babada.

Às minhas avós - Com quem não tive a sorte de partilhar muito tempo da minha vida mas de quem retirei alguns traços, feitio, personalidade e jeito.

À minha cunhada Cristina - Por ser a companheira do meu irmão. Por ter sido responsável por me fazer sentir a tia mais feliz do mundo. Por me proporcionar diariamente a alegria de ver o Gonçalo crescer e ganhar vida. Por me deixar absolutamente insuportável com tanta felicidade.

À minha cunhada Rute - Porque me vai proporcionar essa mesma felicidade a dobrar. Porque fará de mim novamente tia, daqui a tão pouco tempo. Por ser a companheira do meu irmão.

Às minhas amigas - Por fazerem parte da minha vida, por tornarem os meus dias mais ricos, por estarem presentes nos bons e nos maus momentos. Porque são únicas. Por me fazerem rir, partilhar, sorrir, experimentar, viver.
À minha comadre - Por ser uma amiga de infância muito especial. Por me ter dado a felicidade imensa de ganhar uma afilhada. Por ser uma mãe exemplar. Por ser a minha comadre, com quem cusco e partilho momentos tão especiais na vida.

À minha afilhada - Por ser a bebé mais linda deste mundo. Por me ter feito chorar quando me convidaram para ser sua madrinha. Por encher de felicidade todos os quantos pertencem ao seu mundo.

À mãe do Paulo - Por ter trazido ao mundo o amigo e companheiro de todas as horas. Por me receber como membro da família.

À avó Amélia - Por ser quase como minha avó. Por ser uma mulher de armas. Pela alegria constante. Pela energia contagiante.

À Alexandra Neno - Por ter sido vítima da maior das atrocidades. Por lhe ter sido roubado o direito de viver. Porque ainda tinha tanto para dar... Porque deixou os portugueses solidários com o seu infortúnio. Por ser tão bonita. Por estar no local errado à hora errada.

A todas as mulheres da minha vida - Um beijinho especial porque só nós sabemos o que é isto de ser mulher, de desempenhar vários papeís e de ter força para seguir em frente, mesmo quando o mundo sempre foi conquistado pelos homens. Chamem-me feminista ou atribuam-me outros sinónimos semelhantes. Tenho orgulho de ser mulher! Feliz Dia!!! Para todas vocês, ofereço estas palavras e flores do meu quintal (demonstradas na imagem e muito bem tratadas pela minha madresita).

5 comentários:

Capitão-Mor disse...

Belo texto e acho muito bem que te orgulhes de ser mulher. Ainda para mais numa época em que têm vitórias em todos os campos.

Bom fim de semana!

Marisa disse...

Um dia depois... feliz dia da Mulher :)

Unknown disse...

Olá minha amiga...adorei o teu texto e as flores da tua mama!!!
Só queria dizer-te que és uma grandeeee mulher....e uma grande amiga que eu quero sempre junto de mim....
ahhh e tens um sobrinho lindoooooooooo....bjs

Anónimo disse...

Bem, até ia ser um pouco machista, no meu comentário. Mas com o decorrer da leitura, e onde inscreveste a D. Isabel e a Avó Amélia, n sou capaz. Fico bastante sensibilizado qd me toca qq coisa na tua escrita.
Como tal, só tenho a dizer parabéns pelo q escreveste, e parabéns às mulheres deste mundo, em especial às q conheço, e em "MTO ESPECIAL" a ti, à minha madresita, às minhas avozitas, e à tua madresita....

BJSS

Paulo Bolrão

Anónimo disse...

Olá amiga!
Só quero agradecer-te por me incluires na tua dedicação do dia da Mulher. Sim, porque, quer queiras, quer não, eu sou tua amiga! Lol!
Muitos beijinhos e boa nova e deliciosa profissão: a de tia!! :)
Ivana