26/03/2008

Oferta de emprego curiosa...

Já aqui tinha falado de várias situações laborais injustas e da problemática do desemprego ou anúncios de emprego completamente despropositados e nada coincidentes com anos de muito estudo gastos por muitos de nós nas variadas licenciaturas. Entretanto, tenho um amigo arquitecto que trabalha como freelancer e que respondeu a um anúncio de emprego recentemente... Atelier em Almada procura arquitecto em full time. Até aqui, nada de errado. O problema surge quando o dito atelier decidiu divulgar o "chorudo" ordenado. Nada mais, nada menos... do que (pasmem-se) 450€ mensais! Bom, isto dá obviamente muito que falar e pensar! Mais... este anúncio foi publicado no site da Ordem dos Arquitectos, o que significa que muitos colegas de profissão do meu amigo se depararam com tal oferta.
O meu amigo, corajoso e frontal, optou por responder ao dito anúncio da forma mais original que já me foi apresentada. Pedi-lhe autorização para citar no meu sótão de ideias, a resposta que decidiu dar aos senhores bondosos que pagam tão bem por um cargo a full time. Ora então leiam com toda a atenção o e-mail que foi enviado para o dito atelier:
_______________________________________________________
Boa Tarde Colegas (?)
Costumo andar atento aos anúncios expostos na página da Ordem dos Arquitectos e como tal deparei-me com o vosso. E deixo aqui este mail somente para vos avisar que há uma gralha no valor apresentado (não sei se vossa se dos serviços da Ordem...), uma vez que o valor apresentado é de "450", não sendo (obviamente) esse o valor correcto...No caso de o valor apresentado ser mesmo o correcto, devo reconhecer-vos uma frontalidade que quase mais nenhum atelier tem, a de apresentar publicamente o valor "oferecido".
No entanto isto em nada desculpa o mesmo, o tal valor. Contas minhas o valor por hora cifra-se nos 2,92 €... Eu já nem vos venho com a conversa da "mulher-a-dias", mas qualquer operador de caixa de supermercado ou balconista ganha mais que isto (muitos deles em part-time!!).
Portanto, da minha parte, repúdio total e para vocês, vergonha e mais ainda para o colega que eventualmente venha a aceitar o cargo. E ainda querem que este saiba trabalhar em 3dstudio?!! E querem que a nossa profissão e classe sejam respeitadas?!
Ah, o valor é por semana? Então peço desculpa... nesse caso é de louvar!Já agora, envio-vos o curriculum necessário a responder ao valor por vós exposto: Concluí o 9º ano... e chega..
.Passem bem, se a consciência não vos pesa...
Nuno Rebelo, Arquitecto
_______________________________________________
Parabéns Nuno! Pela frontalidade, pela capacidade de responderes de tal forma e pela coragem. Tudo bem que haja uma crise instalada mas isso não obriga a que se aceite todo e qualquer tipo de condições. Aos visitantes do blog, passem a mensagem! Não devemos deixar que situações destas passem em claro e impunes. Vergonhoso, meus senhores! Vergonhoso!!! Não tenho muito jeito para sindicalista, mas respeitar uma licenciatura e dignificar os trabalhadores com o mínimo de condições é urgente e imperativo!

8 comentários:

AR disse...

Há histórias que realmente não merecem grandes comentários, porque a resposta foi bem dada.

Anónimo disse...

Olá Claudia!

É com muito gosto que vejo aqui a minha "iniciativa" mencionada. Desde já o meu obrigado! Acho que vai mesmo sendo tempo de haver uma movimentação, mais ou menos visível, mais ou menos convicta para colocar, senão um ponto final, pelo menos umas quantas vírgulas a estes trabalhos e estas condições oferecidas.

Convém acrescentar que contactei a responsável pela páginas de anúncios da Ordem que me informou ter já havido mais reclamações junto da mesma, por telefonema e mail, situação que já seria de calcular vir a acontecer...

Convém ainda esclarecer que não gosto muito (ainda que a isso tenha recorrido) das comparações com outras profissões, nomeadamente a célebre da "mulher-a-dias". A generalidade destas estará a ganhar entre os 5.50 e os 7 euros por hora e isto não tem qualquer problema, até deveria eventualmente ser mais. O problema é mesmo profissões como a minha ser remunerada como é, dadas as responsabilidades a ela inerente.

Entristece-me pertencer a uma classe profissional que não obtém ainda total reconhecimento, porque para muitos, felizmente cada vez menos, é certo, somos uns gajos que fazem uns rabiscos e ganham muito dinheiro.

Pior mesmo só quando os nossos pares nos tratam deste modo...

Aliás, a nossa classe é tida como das mais "sacanas" e menos amigáveis entre pares... dito isto..

Anónimo disse...

Ah, a isto convém acrescentar que a maioria (do que me vai sendo dado a ver) dos arquitectos aufere, nos 3/4 anos iniciais de carreira (ou mesmo mais) entre os 6 e os 10 euros/hora, mas a média andará mesmo nos 750, limpos ao fim do mês...a recibos, óbvio...

Ó mãe, quando crescer quero ser futebolista!!

Ou como o meu pai dizia (suprema ironia do destino): diz que quando fores grande queres ser herdeiro...

Andreia Azevedo Moreira disse...

PARABÉNS Nuno Rebelo. Fizessem todos o mesmo, arriscando-se ainda assim a passar mal em termos financeiros e as coisas teriam de mudar. Teríamos de nos unir todos. Porém compreendo as pessoas que se sujeitam. Às vezes a necessidade é mesmo superior e há que engolir sapos. No entanto acho mesmo que todos nos deveríamos unir e fazer o que fizeste. Se todos o fizéssemos as entidades patronais deste país não andariam a gozar tanto e a fazer tantos chouriços com o sangue de terceiros...

Marisa disse...

Boa resposta! Imagino com que cara a pessoa do outro lado ficou ao ler o mail. As verdades são mesmo para ser ditas. Pode ser que esse mail tenha "achocalhado" a cabeça de quem pôs o anuncio... nunca se sabe.

Marisa disse...

Tens um desafio interessante no meu estaminé :P

Anónimo disse...

Com este tema na mesa é quase impossível não responder ou pelo menos dizer qualquer coisa. Se achas pouco os 450€ por mês é porque tens outro trabalho onde ganhas mais que aquele que te foi proposto. Sei de muita gente que gostava que lhe pagassem 450€ para exercerem o curso que tiraram!

Capitão-Mor disse...

Olha não sei o que te diga em relação a estas coisas que são cada vez mais frequentes no nosso país...
A resposta é sublime!