20/10/2007

"Antes de começar" estreou hoje no Teatro da Trindade

Foi uma sala cheia que recebeu a estreia da peça "Antes de Começar" no Teatro da Trindade. O convite partiu da minha amiga Cláudia Semedo, uma das actrizes desta peça rica em conteúdo. Meses e meses de ensaios entre ela e Carlos Oliveira (também protagonista) resultaram numa hora cheia de emoção acompanhada de um texto belíssimo que data de 1919 e é da autoria de Almada Negreiros. A peça infanto-juvenil chegou hoje à sala principal do Teatro da Trindade, onde ficará até ao próximo dia 24 de Novembro.

Ele é um boneco muito sofisticado, comprado numa loja. Ela, uma bonita boneca de trapos de seda e com um coração enorme. Estes dois bonecos começam a falar entre si quando a família sai para um espectáculo. Ganham cumplicidade, descobrem-se mutuamente e conversam muito um com o outro. Ela, mais tímida e "medrosa" e ele, mais extrovertido. O diálogo entre os dois bonecos que dão cor, vida e sentimento à peça, é brilhante. O objectivo é falar sobre a verdade humana e demonstra-nos a dualidade entre pensar com a razão e agir com o coração. "A nossa cabeça é que precisa de saber o que quer o coração". Uma frase que encaixa na perfeição na boneca de trapo protagonizada pela Cláudia Semedo. Reconheço algumas destas frases na maneira com que a Cláudia vê a vida e a capacidade que tem de lutar, de não desistir, de ser persistente. O coração é que comanda a vida da Cláudia e é com ele que ela vai aumentando a sua brilhante carreira profissional.
Estes dois bonecos descobrem-se durante a hora em que se realiza a peça e conversam sobre o entendimento humano, a importância dos afectos e a supremacia do coração em detrimento da razão. Apesar de ser uma peça infanto-juvenil, deve ser vista por todos os adultos que certamente saem da magnífica sala principal, com a sensação de terem recolhido uma grande lição de vida e sabedoria. A descoberta de que afinal até falam e andam como as outras pessoas resulta numa amizade repleta de aprendizagens mútuas. O diálogo termina quando o "homem" se aproxima, tendo o rufar como som de fundo, ficando os dois bonecos prontos para a actuação no espectáculo familiar, daí o nome da peça "Antes de Começar".
Já tive oportunidade de assistir a algumas peças em que a Cláudia Semedo é protagonista e saio sempre com a sensação de que ela é realmente fantástica em tudo o que faz. É um orgulho ter uma amiga assim! A não perder! Aconselho a todos os visitantes do meu sótão a reservarem as 16h00 de um qualquer Sábado para assistir a esta peça maravilhosa.

E por falar nela e nas manas de quem gosto muito, é já no dia 11 de Novembro que é publicado um novo livro infantil que dá seguimento ao que chegou às bancas há um ano e que se chama "Adormecer Se(m) edo". As ilustrações são da autoria da Cláudia e as histórias foram escritas pela irmã Lenira. O ano de 2007 marca a estreia da Ivana (também minha amiga de há muitos anos) como co-autora das histórias (juntamente com a Lenira) ficando novamente a Cláudia reservada à ilustração do livro... Não digo como se chamará e não vou adiantar mais pormenores pois certamente que falarei nesse momento especial na vida de cada uma delas, neste meu sótão de ideias.
Outros momentos do fim de semana...
Este fim de semana está a ser muito bom, a contrapor com a semana cansativa que tive. Ontem fui convidada para um grande jantar na casa da Andreia Moreira que se revelou uma óptima anfitriã e nos ofereceu uma noite muito animada. A repetir, sempre...
Hoje fui ao teatro com a Cristina (e a(o) minha(meu) sobrinha(a), a Cris, a Andreia e a Rita. Até disse na brincadeira que o(a) meu(minha) sobrinho(a) já é muito culto(a) porque até vai ao teatro antes de nascer. Apesar de nem todas se conhecerem, o grupo revelou-se muito divertido e foi uma saída muito positiva (mesmo com um elevador que insistia em parar em todos os pisos e era perito em balançar). Depois, fui jantar fora com os meus pais e antes de adiantar uns artigos em atraso, preferi partilhar estas ideias no meu blog.
Amanhã estarei em Fernão Ferro para almoçar com os avós do Paulo, seguindo-se uma tarde de visita à minha afilhada linda e aos meus compadres. Por falar nisso, ficam aqui os Parabéns à Julieta que recebe hoje os seus seis meses de idade.
Há fins de semana assim, ricos de amigos, de saídas, de momentos especiais e óptimos para tirar o stress do trabalho... Estou a gostar! Venham mais!

Imagem lateral retirada de:

http://teatrotrindade.inatel.pt/html/pg_acomecar.html (aproveitem e passem para lá para receber mais informações da peça que vos falei).

8 comentários:

Anónimo disse...

Para completar o teu fds magnífico só faltou mesmo ir à CATEDRAL, no sábado à noite. Teve lá toda a gente, sei q ainda te tentaram convencer, mas és durissíma... eheheheh. Tb n perdeste nada, e se já n gostas de futebol, ainda passavas a gostar menos, pq os gajos vestidos de vermelho n valem um fósforo...
Ena... a peça de teatro q foste ver foi escrita pelo dono da minha rua eheheheheheheheheh.... O meu amigo Almada, compincha do meu avô, o Manel D´Almada!!! eheheheh. Ainda bem q gostaste. Tb gostei mto do jantarito em casa da Andreia e do Serginho, tava mto bom. A companhia tb deu uma valente ajuda ao jantar. Boas malhas estes meus amigos....
N pude ir ao teatro pq n podia faltar ao meu jogo de juniores (ganhámos 6-1 ao Olivais Sul). Já faltei a semana passada devido ao baptizado do MÁRTIM!!! Ehehehehe MÁRTIM!!!

BJSS

Andreia Azevedo Moreira disse...

EU ADOREI O MEU FIM DE SEMANA E ADOREI TER-VOS LÁ! :) E vou arrastar-te pra longe do stress sempre que puder :) Bjinhos!

Anónimo disse...

Eu também gostei, a peça foi gira, a companhia muito agradavel e ontem a visita à tua afilhada foi mesmo uma boa maneira de encerrar a actividade social do fim-de-semana. A Juju é um espectáculo e tu és uma madrinha babada!

Anónimo disse...

Olá amiga!
Gostei muito do teu texto do teatro e do livro, já sabes que o sentimento de amizade é mútuo :)
Espero poder contar contigo em todos os momentos especiais, meus e da família Semedo, assim como nós estaremos sempre presentes nos teus! Muitos beijinhos e até breve, se não for antes ;)
Ivana

Anónimo disse...

foi mesmo um fds muito bom...! desde o jantar à peça tudo correu muito bem!! foi pena n teres ido á bola! olha que eu, sportinguista com muito orgulho, adorei o serão no estádio....!
obrigada a ti e parabens á claudia semedo pela excelente interpretação - ela está m amor de boneca!
bjs, cris

Anónimo disse...

Amiga, estou emocionada, não sei o que dizer.
Gosto muito de ti e também tenho muito orgulho em ter-te como amiga!
Fico muito contente por saber que gostaste da peça. Saiu-me do corpo e da alma!
É muito especial saber que posso contar contigo para a vida!
O contrário também é verdade. Sabes isso!
Beijo do coração ;)

Micro

Marionete Saude disse...

Olá Claudia
Estou aqui curtindo o teu lindo blog.
A peça que descreveu é muito interessante.
Aproveito para te convidar e a todos os teus admiradores para visitar o meu Blog Livro Animado - Livro Encantado, um Projeto da Marionete e Saúde - Brasil.
Lá encontrarão muitas idéias para trabalhar com marionetes. Entrem no Blog e participem do Jogo Teatral de Animação contando um versinho da História.
http://marionetesaude.blogspot.com/
Abraços

Marionete Saude disse...

Olá Claudia
Estou adorando seu Blog e todos os textos. A peça que vc descreveu é muito interessante!
Sou marionetista e contadora de histórias e estou desenvolvendo um projeto internacional Contando Histórias com Marionetes. BLOG LIVRO ANIMADO – LIVRO ENCANTADO.
Convido vc e a todos os seus amigos e visitantes para fazer uma visita ao meu Blog da Marionete e Saúde - Brasil. Lá vcs encontrarão muitas idéias para contar histórias com marionetes. Entrem no Blog e participem do Jogo Teatral de Animação contando um versinho da História.
http://marionetesaude.blogspot.com/
Abraços