17/02/2008

Não deixar para amanhã...

Recebi há pouco tempo um poema indiano, enviado pela minha grande amiga Maria Oliveira, que veio reforçar uma opinião que tenho bem firmada. O poema contava a história de um casal que tinha ido passar férias a Nova Iorque. A mulher tinha comprado uma lingerie que gostava muito e, por esse motivo, nunca a tinha usado. No dia da sua morte, o marido decidiu pegar nela e juntar aos outros objectos pessoais da esposa, que seguiriam no seu caixão. O mesmo poema chama à atenção para o facto de não deixarmos para amanhã, tudo o que podemos fazer hoje. A mensagem implicaria usar coisas que gostamos hoje, visitar amigos e familiares agora, dizer-lhes que os amamos, neste instante.
Não posso deixar de estar mais de acordo, embora a preguiça e a vida nem sempre permitam que façamos tudo o que realmente queremos, no dia que hoje vivemos. No que respeita a estrear peças de roupa ou outros objectos que compramos ou que recebemos como presente, costumo dizer que mais vale fazê-lo JÁ, porque não sei se amanhã estarei cá para o fazer. Conforme avanço na idade, vou tendo cada vez mais esta opinião. Quando era mais nova, gostava de adiar a hora de vestir aquela roupa que tinha recebido e que gostava tanto! Parecia que, ao adiar esse momento, estaria também a atrasar o prazer e o contentamento de vestir aquela roupa que tanto queria. Com o avançar dos anos, fui mudando a opinião e prefiro não guardar... Se me apetece vestir hoje, visto. Se me apetece usar hoje, uso. Se me apetece estrear agora, faço-o. A vida é mesmo para ser aproveitada nos pequenos nadas e nos prazeres que nos enchem o ego. O meu namorado, por exemplo, guarda as calças preferidas ou aquela roupa que gosta mais e não a usa. Prefere deixá-la no armário. Sempre refilei com ele no que respeita a este ponto, mas ele insiste em não usar aquilo que mais gosta.
Citando o poema recebido, "agora já não guardo quase nada... visto roupas novas para ir fazer compras ao supermercado, se estiver com vontade; não guardo o melhor frasco de perfume para as festas especiais; as frases "um dia" e "um dia destes" estão a desaparecer do meu vocabulário"... Cada minuto, cada dia, cada hora é especial e tem de ser vivido intensamente. Não quero com isto dizer que é fácil e que a vida tem de ser aproveitada sempre. Sei que o dia-a-dia, a rotina e o stress nem sempre o permite. Sei que me queixo da própria vida, vezes sem conta. Sei que me deixo desanimar em certos momentos. Mas também sei que valorizo o que de melhor a vida tem para me oferecer, ainda que o tempo demore a trazer-me o que mais espero! Decididamente, é HOJE que temos de tomar decisões, é AGORA que devemos enfrentar o que nos desagrada... O tempo não pára e a vida não espera. Pequenas coisas podem transformar-se em momentos grandes. Já, neste momento, neste instante, porque sim, porque só assim conseguimos ser felizes. Aproveitem a vida, cada segundo, hora e minuto destes dias que enchem a nossa vida!

9 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

É verdade. Eu guardo tudo o q acho bonito, tudo o q eu gosto mesmo. Ganda parvo, né? Mas acho q há mta gente com eu... N é defeito, é feitio. Mas acabei mesmo agora de ler o tal poema, é bastante bonito, bastante interessante.

BjSS
Paulo Bolrão

Andreia Azevedo Moreira disse...

Nada é mais verdadeiro. Sabes quando percebi isso verdadeiramente? No sítio onde trabalho havia um rapaz da minha idade que trabalhava na biblioteca. Numa semana pedi-lhe ajuda numas consultas. Na semana seguinte ele tinha morrido subitamente sem que nada o fizesse prever. Nesse momento decidi não mais adiar a minha vida. Porque ele tão novo me mostrou que amanhã pode mesmo ser tarde demais. E ele não me era próximo, tinha-o conhecido simplesmente na semana anterior, mas tinha a minha idade. Nós de facto não sabemos "de amanhã" só podemos responder pelo HOJE. Esse texto é mt bonito. Tb já o tinha lido há uns anos. Bjinhos

Anónimo disse...

Olá amiga!
Já sabes que subscrevo inteiramente esses pensamentos! Tanto é, que, se me deixares, vou usar o teu texto para enviar como fwd ao pessoal, com as devidas alterações, é claro! Não vai assinado por ti - nem por mim, nem por ninguém. Vai ser uma espécie de mantra :)- a menos que queiras assiná-lo :)
Beijocas e continua com os bons pensamentos. São eles que nos trazem bons momentos!
Beijocas
Ivana

Marisa disse...

É um bom lema de vida sim senhora. O que custa é pôr em prática, por vezes.
Eu guardo tudo aquilo que me dão, até as flores que me são dadas por pessoas especiais, quando secam, dou-me ao "trabalho" de tirar as pétalas e pôr dentro de um livro velho ou numa caixa! Acho que tenho medo de perder as recordações, não sei...

Capitão-Mor disse...

Um pensamento tão simples e tão grandiosamente acertado! A vida é hoje, não ontem e amanhã nunca se sabe...

Cláudia Pinto disse...

O mais difícil é mesmo colocar em prática. Não há nada como tentar! Muito obrigada pelos vossos comentários.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Olá. O teu post tem muita razão! A verdade é que a tendência, sobretudo para as pessoas mais poupadas, é deixar de usar o que se gosta com receio que se estrague. Eu muitas vezes compro roupa e deixo ficar um mês ou mais no roupeiro até a estrear, para a poder poupar. Contudo na maioria das vezes já nem conseigo poupar ou porque o tempo metereológico já não está convidativo aquela peça de roupa ou às vezes porque já nem a própria roupa serve. A minha avó é completamente poupada neste ponto, ela vive numa casinha de pedra no Norte, onde faz muito frio e muitas vezes ela tem, por exemplo, cobertores novos e mesmo com frio não lhes dá uso. Eu pergunto-me o que fará com eles quando já não precisar, eu acho que se pudemos devemos dar uso às coisas de que gostamos. Às vezes a vida perde graça porque temos receio de não nos deliciarmos com objectos que embora à partida para os outros não tenham valor, para nós fazem toda a diferença, para aquela senhora a lingerie era tão bonita ou tinha um valor tão importante para ela, que acabou por não ser usada...
É pena, pois talvez a peça lhe tivesse dado momentos felizes, que se evaporaram com o ponto final que nos espera a todos.

O título do teu blog é muito interessante... eu também um dia tenciono ser correspondente, penso que o jornalismo é a voz do mundo.

Andreia, companheira da blogosfera