14/07/2008

Seguro de saúde para quando se precisa?

Amigos, há uns dias deparei-me com a inutilidade de um seguro de saúde da nossa praça. Um familiar meu teve de ser internado de urgência e, por acaso, até tem um seguro a bem da sua saúde. Decidi contactar o serviço de apoio ao cliente, apesar da hora tardia e pedir algumas informações sobre os aspectos burocráticos a tratar antes do mesmo ser internado. A médica tinha dado duas alternativas: Hospital São Franciso Xavier ou CUF Descobertas. Pensámos na segunda hipótese. Porque não? Afinal, o meu familiar iria ter um quarto só para ele, todo o conforto para este momento menos simpático da sua vida e qualidade de serviço para dar e vender. Eis não é o meu espanto quando me respondem do outro lado (com uma voz muito simpática e afável) que o cliente teria de preencher um formulário à entrada (já o estou a imaginar cheio de vontade tal era a saúde dele no momento) e o comprovativo de todos os exames, leia-se TODOS, que realizasse durante "a estadia".
Do outro lado, eu respondia: "mas eu não sei quanto tempo vai ficar internado nem quantos exames irá fazer". Ao que me diziam: "pois, mas são as normas.... só depois de recebermos TODOS os exames que o seu familiar efectuar é que podemos PONDERAR se iremos ou não autorizar o internamento". Bom, não será difícil de entender a decisão tomada de seguida... São Francisco Xavier. Porque não? Afinal, é um hospital público, não tem tantas burocracias mas o meu familiar não precisaria de enviar todos os exames a que se iria submeter nem de esperar um tempo até que decidissem se o internamento seria ou não autorizado.
Sendo que uma diária na CUF Descobertas ronda os 1000 euros e tendo em conta que o familiar ficou 15 dias internado... bom... é fazer as contas! Já para não falar nos exames que iria ter de pagar... É que o meu familiar não estava em grandes condições de se preocupar em enviar os ditos exames para a seguradora. Ah! O mais lindo de todos os pormenores é que, segundo indicaram, "esta decisão é demorada e não é tomada logo que os exames são enviados". Ena, só facilidades! Muito bem... Então, o meu familiar iria ser internado, fazia imensos exames, enviava o processo, era negada a autorização e ele ficaria imensos meses a trabalhar horas extra para pagar a estadia. Giro, não é? Afinal, os seguros de saúde estão mesmo lá para quando precisamos! Tudo muito simples, sem complicações, tal e qual a publicidade (enganosa?) que fazem. Qual é a seguradora? Tenho todo o prazer em des(aconselhar). Chama-se Multicare. A mesma que não possibilitou que o meu sobrinho não passasse por período de carência depois de nascer. É que afinal a minha cunhada teria de avisar previamente que o filho ia nascer e colocá-lo na conta ainda na barriga da mãe. Como não o fez e ninguém lhe havia explicado isso antes, está a pagar todas as consultas e exames privados pois o meu sobrinho ainda está no período de carência. O que é certo é que o meu irmão e a minha cunhada contribuem mensalmente para engordar as contas da seguradora.
Eu própria tenho seguro de saúde e até me ajuda em algumas consultas de especialidade que tenho de ir mas também lhes reconheço as inúmeras falhas. Como aquele rapaz que foi sincero no questionário de adesão, confessou que tinha sido operado e que tinha tido uma doença cancerígena. Pois bem, a sinceridade valeu-lhe a recusa imediata no seguro. Não vá ele ficar novamente doente e os senhores não quererem comparticipar as despesas. Não será aceite neste e em nenhum outro seguro... a menos que minta, o que não lhe passa pela cabeça e não seria sensato. Desta vez, falo da Médis.
Estamos bem servidos neste País. Pois estamos! Temos é de ter a sorte de não adoecer e de não precisarmos de nos chatear com estas burocracias que ditam a realidade que vivemos. Chegamos facilmente à conclusão que os seguros de saúde são feitos à medida de pessoas saudáveis.

2 comentários:

Andreia Azevedo Moreira disse...

Nem mais Cláudia. São esses e os dos carros. No fundo ajudam muito desde que não haja qualquer problema... Enfim... Haja saúde e paciência!

Anónimo disse...

Bela ideia qui no teu sótão... Pois é, os seguros são bons mas é quando estamos a pagar a mensalidade, e a anuidade. Quando é para eles pagarem dizem sempre... "mas está no contrato";"não leu?"... É o tal problema das letrinhas pequeninas, que ninguém lê.... E mto + teria p/ dizer, mas detesto escrever. Nem vou entrar no que a Andreia diz, dos seguros dos carros q tb tinha uma bela história p/ contar q me custou 700 contos (sim, 3500€)....

BjSS