25/11/2007

A Graça é linda!!!

Não estou a falar de ninguém em particular. Estou sim a referir-me à Graça, aquela que fica em Lisboa e que tem os seus encantos e especificidades. Quando me falam em Graça, Alfama, Castelo, faz-me sempre lembrar os santos populares... Daí que tenha intitulado este post de "A Graça é lindaaaaaaaaaaaa". Foi também uma frase que proferi na passada sexta feira à noite. Passo a contar: 20h30. A amiga Maria Oliveira esperava por mim para nos aventurarmos por uma noite diferente. O motivo? Ver o nosso amigo de longa data (iscspiano, diga-se) a representar pela primeira vez. Tentador? De facto!
Lá fomos as duas à descoberta do Teatro Bocage com muita tranquilidade e à espera de não nos perdermos para que ainda houvesse tempo para o belo do café. O Ricardo Gonçalves e os colegas da empresa iriam apresentar, uma hora depois, a peça "A Rainha Alba" com excertos das peças Linda Inês, de Armando Martins Janeira e A Casa Bernarda Alba, de Frederico Garcia Lorca. O amigo Ricardo, sempre preocupado com o nosso bem-estar, aconselhou-nos a ir de táxi devido ao díficil estacionamento... Pensou, portanto, que nós somos umas nabas, quando acabámos por nos transformar em autênticos GPS humanos.

Lá fomos nós, a caminho da Graçaaaaaaa, com a Maria a falar ao telemóvel quase até Lisboa e a entrar pela área do BUS! Pormenores adiante, eis que foi chegada a altura de tentar encontrar o dito teatro. "Eu tenho cá para mim que não vamos chegar a horas", dizia a Maria. "Não me apetece ir de táxi e eu tenho veia de taxista, pelo que vamos chegar até lá", acrescentava. Com o belo do croqui na mão, chegámos ao Castelo. "Castelo, Alfama, Madragoa, Graça... é tudo igual. Portanto, estamos perto", dizia eu muito convicta. A bem dizer, valeu-nos o instinto porque a Maria imprimiu o croqui a meio, pelo que a parte que realmente nos interessava desaparecia. Muito bom sinal, portanto!
Fomos continuando e a Maria perguntava-me: tens a certeza que estamos a ir bem? Ao que eu lhe respondia: claroooooooooo, em frente é o caminho! Segue segue segue (onde é que eu já ouvi isto???)
Meus amigos, chegámos à Calçada da Graça e tivemos a certeza que não teríamos de ir de táxi. Fomos lá ter certinhas direitinhas. Esquerda, esquerda, direita e novamente direita... até chegar à rua perto do teatro. E digo perto porque estacionar à porta é uma aventura desnecessária. O Teatro Bocage fica no cima de uma rua e nós estacionámos um pouco mais longe. O frio era mais que muito, mas a intenção era digna: ver o nosso querido amigo vestido de gaija e a fazer de irmã ciumenta, bem como contribuir para a Obra Social das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor. O Ricardo não nos perdoava a falha e nós aceitámos logo o convite. Chegámos antes do tempo, ainda deu para beber cafezinho e para confraternizar com familiares e amigos do candidato a actor. Gostei muito da sua estreia. Não é que o rapaz leva jeito? Nunca pensei que ele desse uma mulher tão jeitosa (e ele que ainda por cima, gosta tanto de mulheres!). Uma emoção vê-lo no palco!!!
Adorei também o guarda roupa, da autoria da minha digníssima mãe que, mais uma vez, revelou ter muito jeito para a coisa e conseguiu fazer umas vestimentas mesmo sem medidas dos destinatários! Parabéns mãe!!! Estava e-s-p-e-c-t-a-c-u-l-a-r!
Foi uma noite de sexta feira diferente que me ajudou a descontrair (depois da noitada até às 3h30 na noite anterior) e que me ajudou a enfrentar melhor o fim de semana de fecho do jornal que ainda dura...

Digno de destaque: eu e a Maria estamos mesmo armadas em gaijas culturais! Ultimamente, temos estes eventos e convites muito in... E ela tem-se revelado uma companhia espectacular! Ainda nos fartámos de rir, embora também tivessemos falado de trabalho porque temos as duas profissões muito absorventes e de grande responsabilidade! ehehheh

Nota alta: o Ricardo a discutir com as manas (todas elas representadas por homens) e o guarda roupa da Céu Pinto, obviamente.
Ao fim de tantos anos de termos saído do ISCSP, para o que havíamos de estar guardados! Este evento foi mais uma das provas de que continuamos unidos, muito amigos e estamos presentes nos momentos importantes uns dos outros.

Gostei! E não parei de gritar: A GRAÇAAAAAAAA É LINDAAAAAAAAAAAAAAA. Tenho jeito para a coisa! Ainda hei-de ir parar aos Santos Populares! ;)

2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo isto é verdade...tudo optimo, desde a aventura do caminho, o belo do cafezito, o espectaculo, o artista, o guarda roupa e a companhia. ehehheh. Foi lindo, mas amiga Claudia, ainda falta pagar o blihete ...temos de ajudar a obra :)!!! O nosso amigo é um orgulho!!!Vais ver, na reforma o amigo Ricardo vai pertencer a um rancho folclorico e a um grupo de teatro!!Meus Deus, é famoso!!!

Anónimo disse...

Faço ideia!!! Bjinhos Claudita