14/11/2007

Sabem o que é a DPOC?


Esta tem sido uma semana rica de eventos. Tenho acompanhado alguns acontecimentos por motivos profissionais e ando numa autêntica roda viva. Hoje estive presente numas jornadas relacionadas com a DPOC, visto comemorar-se hoje o seu dia mundial. Tenho entrevistado alguns profissionais que me dizem que os comuns mortais não fazem a mínima ideia do que se trata. DPOC dirá pouco a alguns de nós e não dirá nada a outros quantos... no entanto, é uma doença que tem como principais candidatos os fumadores que tratam o cigarro por tu e que são absolutamente viciados no fumo do tabaco. Chama-se Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. É uma doença que não tem cura mas tem tratamento e, acima de tudo, pode ser prevenida. Não fumo e não tenho qualquer vontade de ser fumadora e percebo que é uma atitude sensata, embora também seja candidata a umas quantas patologias ao ser fumadora passiva...

Após umas jornadas muito interessantes que tive oportunidade de acompanhar, estive num almoço com profissionais de saúde e com doentes que decidiram unir-se no dia comemorativo da sua doença para trocar experiências entre si. Houve uma frase que me marcou em todo o evento: "Se eu estivesse nestas jornadas há 40 anos, certamente não seria hoje doente de DPOC". Refiro-me a um senhor, de sotaque alentejano, que tem uma DPOC ligeira e que fumou durante muitos anos, dois maços e meio de tabaco por dia, desde os 13 anos de idade. É obra! Acho incrível que as inúmeras patologias associadas ao tabaco não sejam suficientemente temíveis pelos que têm nele um dos seus melhores amigos... No entanto, apesar da maioria dos doentes presentes hoje terem sido fumadores ao longo da sua vida, é também certo que largam o cigarro no momento do diagnóstico. Ouvi mensagens de optimismo e pessoas com vontade de viver com a melhor qualidade de vida possível. Muitas delas têm uma DPOC grave que as obriga a andar com oxigénio algumas horas por dia. Entrevistei algumas delas. Ouvi as suas histórias. Percebi as suas inquietações. Aprendi imenso. Admiro-as pela força e coragem em partilhar mensagens de alerta. Gostava que muitos jovens que conheço estivessem nesse encontro e optassem por largar o cigarro a partir de hoje, de agora, porque amanhã é tarde. Esta foi outra das frases mais ouvidas: "Depois é tarde demais... a asneira foi feita há anos". O bem mais precioso que todos podemos ter é a saúde, um privilégio a que nem todos têm acesso... Entre estarmos doentes e optarmos pela prevenção, optar pelo prazer do cigarro é a atitude mais inteligente? Não será com toda a certeza. Respeito os fumadores mas não posso deixar de achar que não estão a contribuir para a sua saúde nem para a dos outros. Julgo que apesar de toda a informação existente, ainda continuamos a achar que só acontece aos outros. É tão mais fácil pensar assim! Ou talvez não. Se há possibilidade de optar, não será melhor agarrar a vida?

2 comentários:

Andreia Azevedo Moreira disse...

Quando é tarde demais dirão "Se eu soubess..." Mas nunca se sabe verdadeiramente até que verdadeiramente lhes acontece. Porque saber toda a gente sabe. Toda a gente ouve os testemunhos e toda a gente já viu imagens e toda a gente já viu ou ouviu falar de alguém que morreu... Mas só quando elas nos batem realmente à porta é que caímos em nós... Se soubéssemos faríamos tudo igual porque enquanto não levamos um susto sabemos mas não ACREDITAMOS que nos possa acontecer... Bjito amiga bom fim de semana

AR disse...

Cá em casa tenho um bom exemplo de ocmo o tabaco é viciante. Eu nunca fumei, nem sequer tive curiosidade e penso q sou mais feliz por isso. Estou é sempre à espera que o meu maridinho perceba que o tabaco também não lhe faz falta nenhuma a ele. :)