18/11/2007

Tempo... fora de tempo!

Pensavam que durava para sempre? Dias quentes, noites amenas, camisas de manga curta em pleno Outubro, sol quente em Novembro. Um autêntico Verão fora de época. Se bem que as conversas do tempo são conotadas como aquelas que se têm quando nada há mais para dizer, quero acreditar que o facto de tanto falarmos do tempo nestes últimos meses se deve à mania do tempo andar fora de época. Estações que já não são o que supostamente deveriam ser... Um Verão envergonhado e um Outuno bastante astuto. Será que nos aproximamos do fim das quatro estações tipicamente estruturadas? Tudo indica que sim. Senti mais calor neste suposto Outuno do que em muitos dias de Verão... Já para não falar nas férias desgraçadas que raramente me ofereceram um dia mais simpático de calor. Anda mesmo tudo trocado! O meu namorado contava-me há dias que deu na televisão uma reportagem que indicava que as roupas mais quentes estavam nas lojas bem guardadas, à espera de futuros compradores que se passeavam pelos centros comerciais com roupas bem mais curtas e pouco quentes. Tudo isto é fruto do tempo... fora de tempo!

O que é certo é que o frio já começou a chegar sem aviso prévio. De um dia para o outro, começou finalmente o Outono. Até comentei o facto de ver folhas no chão perto do escritório onde trabalho, coisa que ainda não tinha reparado e que finalmente anima o chão por onde passamos. Confesso que sou friorenta mas que me dou muito melhor com o frio do que com o calor intenso. Não gosto de dias escaldantes, ondas de calor e temperaturas de 40 graus. Também sou diferente noutro aspecto: adoro roupas quentes. Adoro casacos, camisolas de gola alta, botas de cano alto, blusões, cachecóis... Também acho piada a algumas roupas de Verão mas acho que as combinações de Outono / Inverno são bem mais engraçadas. Sou diferente do comum dos mortais, eu sei... mas sou assim e pronto! Contra evidências, não há argumentos.

O que sabe mesmo bem em dias frios?
Sabe bem ver televisão junto à lareira...
Comer castanhas..
Dormir quentinha...
Ir ao teatro...
Alugar um DVD, deitar-me no sofá e tapar-me com uma manta polar...
Beber um cappucino...
Comer uma sopa bem quente (adoro sopa!)
Sair com temperaturas muito baixas... só para beber aquele café que não tem o mesmo sabor que o feito em casa!
Ouvir rádio...
Participar em passatempos...
Estar de folga e aproveitar o dolce fare niente...
Ouvir a chuva a cair como banda sonora do nosso trabalho ao computador...
Navegar na Internet...
Namorar...
Voltar a vestir aquela roupa que tanto nos marcou no Outuno passado...
Ver as folhas a cair... quase sempre, com tons castanhos...
Ler um livro e ter tempo para o apreciar...
Comer um bolo caseiro feito pelas mãos magníficas da minha mãe...
Passar um fim de semana longe da confusão, por exemplo, na Aldeia da Mata Pequena...
Comprar prendas para os sobrinhos que aí vêm e imaginar como será o próximo Outono com eles ao meu lado...
Escrever sobre o frio mesmo quando as minhas mãos se encontram geladas...

Bom resto de fim-de-semana a todos. Espero que tenham aproveitado o frio, o sol menos quente, mas presente, e o primeiro fim-de-semana de Outuno, depois de um Verão de São Martinho maior do que o normal...

3 comentários:

Lopes disse...

Olá, Olá, como vai a minha amiga?!
Ai o Outono, e os seus intermináveis encantos... quais? eh eh, brincadeira, pues que los hay, e que son muchos, ainda que me faça sempre lembrar a primavera e ter saudades dela. Eu não "ser" pessoa de frio, nem de vento nem de céu sempre encoberto. A chuva não me incomoda, mas bem que podia só chover e "ventar" de noite. Mas bem que falas de coisas agradéveis para fazer neste tempo. Eu agora queria ter dinheiro para comprar uns novos caixilhos com vidro duplo, com corte térmico, para a minha cozinha. Isso e uma belo sistema de aquecimento para toda a "maison", que eu gostava de fazer como a esmagadora maioria dos nórdicos, que com temperaturas de 0 graus ou menos, andam de t-shirt em casa. Assim deixava-se o Outono lá fora e vivia-se o Verão dentro de casa. Ando a pensar que não me importava que Lisboa tivesse o clima das cidades das Caraíbas ou de algumas zonas do sudeste asiático, como a capital das Filipinas, Manila. em que a temperatura mínima é raro baixar dos 20º, mesmo no "Inverno". Eu sei que tu gostas destes dias, e eu até lhes reconheço algum charme. Olha, ao menos as pessoas são mais diferentes no tempo frio, já que no Verão andamos todos do mesmo modo - calça/calção / t-shirt/camisa. É um desconsolo... Meninas, todas a correr ao shopping center da vossa conveniência a comprar uns belos leggings. Não sejam inibidas, e se o forem, podem sempre usar uma muito muito reduzida mini saia, ou como prefiro dizer, maxi-cinto. Além do mais, ao que parece, é a moda que o diz... sejam umas fashion-victims, que haverá sempre quem agradeça... Beijinhos, abraços e bom início de semana, a quem de direito

Cláudia Pinto disse...

Meu amigo,

O senhor não comenta muitas vezes, mas quando o faz, sabe como fazê-lo muito bem! Fiquei surpreendida pelo tamanho da missiva e pela originalidade da mesma.

Obrigada!!!

Beijinhos,

PS - Há que marcar o tal jantar quando a vidinha deste lado acalmar.

Anónimo disse...

Eu cá sou como o nosso Nuno! Calorzinho, calorzinho é que se quer! E sim, viva as t-shirt dentro de casa e neve lá fora!
Já agora eu também quero ir ao tal jantar, se for num sítio quentinho melhor!