13/01/2008

Constatações da lei do tabaco

Independentemente da lei do tabaco ser ou não justa, estar ou não bem feita, ser ou não dúbia e de concordar ou não com ela, estes primeiros treze dias têm servido para algumas constatações. Compreendo o que passam imensos fumadores que se sentem irremediavelmente punidos e que tiveram de mudar as suas rotinas de forma drástica. Imagino o que custa. Muitos deles tiveram de se habituar a fumar lá fora e a deixar o cigarro dentro do bolso do casaco. As simples idas ao café transformaram-se em duras provas de controlo do vício. Ontem à noite estive com alguns amigos de infância num café da zona. Motivo: comemoração de aniversário da Rita
Há alguns anos que a Pastelerucha comemora o dia em que veio ao mundo em vários países. Não deixámos de aproveitar a oportunidade de estar em Portugal para nos juntarmos todos e provarmos o resultado da sua carreira de pasteleira. Aquele bolo estava simplesmente magnífico, de comer e chorar por mais! Para além do enorme convívio e da noite muito agradável, em que se cruzaram amigos de sempre, foi também a primeira vez que assisti aos fumadores a saírem de quando em quando para ir fumar no exterior. Horário de maior fluxo: depois de beberem o café e de comerem o bolo de aniversário. Diz quem sabe que o cigarro "cai" muito bem depois das refeições ou a acompanhar o cafezito.
Era vê-los aos grupos a ir lá fora matar o vício. A porta não é imediatamente perto mas esse é apenas um pequeno pormenor. Uma coisa é certa: o ar está muito menos poluído. Já não fico irritada por ter tomado banho e sair dos locais públicos com aquele cheiro de quem andou a fumar toda a noite. Estive nesse mesmo café antes da lei passar a ser obrigatória e posso analisar as diferenças. Agora, tomo banho depois de jantar e chego a casa com um cheiro agradável na roupa. Não sou daquelas pragmáticas que não deixam ninguém fumar por perto e nem me incomoda que o façam perto de mim. No entanto, é incontornável a realidade que estamos a viver.
Os cafés estão mais saudáveis, o ar é mais respirável e o fumo passou a fazer parte do ambiente exterior. Também sei que os donos dos cafés perdem muito com a nova lei e podem mesmo ter menos clientes, o que não me parece justo. No entanto, da análise que tenho feito in loco, julgo que os clientes de sempre continuam a ir aos cafés de sempre, optando por fumar lá fora. Julgo que o Verão vai beneficiar os responsáveis que tenham esplanadas ao dispor pois todos sabemos que o café puxa o cigarro e que o cigarro faz parte do convívio. Tudo ficará resolvido com a utilização dos espaços exteriores desses mesmos cafés. Uma coisa é certa: fazia-me imensa confusão tomar o pequeno almoço no café do bairro e levar com fumo intenso logo de manhã. Esse problema agora não se coloca. Sou solidária com a resistência que os fumadores têm de fazer mas também me parece que poderiam aproveitar a deixa e lutar contra o vício. No entanto, cada um tem os vícios que quer e ninguém tem nada a ver com isso. Por isso, basta dizer que fico satisfeita com o facto da minha roupa não ficar com um cheiro intenso a tabaco que não foi fumado por mim. Acima de tudo, os meus pulmões agradecem!

7 comentários:

Andreia Azevedo Moreira disse...

EU CONCORDO PLENAMENTE COM A BENDITA LEI. A verdade é que eu me sentia bastante incomodada e lesada na minha saúde especialmente em estabelecimentos onde se come!! Agora sim podemos gozar da nossa liberdade de sermos não fumadores. Porque eu como não fumadora não prejudico MESMO ninguém...E isto é incontornável!

Bjinhos à Rita espero que tenha tido um dia feliz cá no nosso país :)

Bjinhos a ti Cláudia!!

Capitão-Mor disse...

Pois eu acho que é uma lei ridícula e que acaba por restringir a nossa liberdade individual. Porque não continuar com as áreas reservadas para fumadores?

Boa semana para ti!

Anónimo disse...

Pessoalmente, sou totalmente a favor. Respira-se mesmo outro ar, tanto literalmente como em sentido figurado, nos locais de restauração (entre outros, claro). Agora dá para ver o quanto éramos prejudicados quando nos "obrigavam a fumar" enquanto comíamos ou bebíamos algo na companhia dos nossos amigos. Também não sou fundamentalista e acho que os fumadores também têm direito ao seu vício, por mais prejudicial que este seja. No entanto, enquanto não se puder criar espaços para o fumo com as devidas condições, penso que o mais justo é mesmo esta lei.
Um beijinho,
Ivana

Capitão-Mor disse...

Nem de propósito! Talvez influenciado pela recente descoberta deste espaço, nesta madrugada tive um sonho muito estranho. O ISCSP em versão David Lynch! :)

Anónimo disse...

Isto leváva-nos a 1 grande conversa... mas só uma acha para a fogueira... Sabes qt é q é o orçamento de Estado para a saúde? E sabes qt é q o Estado ganha com os impostos sobre o tabaco?

Era um caso giro de ser estudado.

BJSS

Anónimo disse...

Olha eu só cá venho agradecer à minha vizinha Andreia pelo bejinho. O dia foi muito bom, sim senhora!
Quanto à lei do tabaco posso dizer que quando estive em Espanha apanhei lá esta mudança, mudei-me para Itália e lembraram-se de lá fazer a lei também. Depois quando fui para o País de Gales, pimba a lei outra vez... Ando a levar com estas discussões há imenso tempo. Durante umas semanas vai ser estranho, mas depois toda a gente se habitua, daqui a 2 anos já ninguém se vai lembrar que um dia se fumou dentro dos restaurantes... Beijinhos!

Cláudia Pinto disse...

Estou a gostar de ver! Que post tão dinâmico e com tantos comentários. Muito bem!!!
Capitão-mor, esse sonho deve ter sido, no mínimo, sinistro. Saudações iscspianas.

Andreia, Ivana, Rita e Paulo - beijinhos grandes para todos e voltem sempre ao sótão :)