12/01/2008

Educar ou insultar gratuitamente?

Estava eu às compras numa loja perto de minha casa, quando oiço um senhor a gritar com uma criança. Ambos não estavam no meu campo de visão mas rapidamente me dirigi para perto para ver o que se passava. Ao que parece, "a parva" da criancinha estava a pedir dinheiro ao adulto (talvez pai da mesma), provavelmente para comprar qualquer coisa. A cena durou uns minutos, com a criança a ser insultada de parva, estúpida e outros nomes simpáticos, perante uma plateia considerável e o dono da loja. "É que é mesmo parvo. Já prometi que não o trazia mais comigo a esta loja". Como ainda por cima estou naqueles dias de mau humor considerável, achei a cena lamentável. Gostava de saber para que é que certos pais trazem crianças ao mundo se não estão minimamente preparados para assumir tal responsabilidade. Cenas destas não são assim tão invulgares e irrita-me ver crianças maltratadas, muitas vezes, sem motivo para explicar tal agressão psicológica. Para se ter um(a) filho(a), é necessária preparação, paciência e sentido de responsabilidade. Imagino que tenha de chamar à atenção dos meus futuros sobrinhos quando não se estiverem a portar bem. As crianças devem ser educadas e ensinadas para se prepararem para a vida. Não podem ser insultadas ao mínimo pedido.
Vejo este tipo de cenas regularmente, em supermercados, centros comerciais e outros locais públicos. Muitos pais andam demasiadamente ocupados e saturados do stress diário. Muitos deles tornam-se progenitores impacientes e intrasigentes. Não consigo perceber como é que se insulta, em vez de educar. Como é que é possível assistirmos a cenas destas, com as crianças a sentirem-se envergonhadas com este tipo de cenas, acessível ao comum dos mortais e a um público variado? Espero ter o discernimento necessário para ajudar na educação da minha afilhada e dos meus sobrinhos, sem ter de recorrer a cenas de insulto gratuito e agressão psicológica fácil.

3 comentários:

Capitão-Mor disse...

Saudações Iscspianas! Sou de CS - safra de 1993/997!
Abraço ultramarino!

Anónimo disse...

É verdade. Eu tb vou ensinar os teus sobrinhos o q se deve insultar. Sim, pq ele há coisas q só lá vão com o insulto. No entanto, há outras q se têm de levar c/ + calma. Eu sei distinguir e vou ensiná-los a distinguir.... eheheheheheh
Brincadeirinha....

BjSS

Andreia Azevedo Moreira disse...

Cláudia disseste tudo. Uma criança deve ser planeada e muito desejada. Não têm culpa das frsutrações / falta de paciência dos pais... Tenho pena dessa criancinha. Há coisas que mesmo que aconteçam só uma vez nos marcam para sempre. Bjinhos