22/01/2008

Em fecho: o pc como meu melhor amigo

Estou pronta a iniciar mais uma etapa árdua e complicada: o fecho de mais uma edição, a 37ª, por sinal. São muitas horas de escrita, muitos caracteres juntos, muitas ideias a fluir e muito stress à flor da pele. Confesso que já tive meses melhores, com muito mais inspiração e energia! Os últimos dias não têm sido sinónimo de criatividade editorial. A escrita é mesmo assim: ou sai naturalmente ou tem de ser imposta. Espero acordar amanhã cheia de originalidade para colocar no papel, que é como quem diz, no documento word, os vários temas que darão corpo a seis / sete artigos que fiquei de escrever nesta edição. O computador torna-se no meu melhor amigo ou, pelo menos, naquele que consegue chamar mais a minha atenção. Teclo, penso, revejo, volto atrás, imagino, aconselho, transcrevo, relato. É uma profissão magnífica mas muito trabalhosa! As horas de fecho são cansativas, intermináveis, muito absorventes. Mas não serei eu uma privilegiada em ainda trabalhar na área em que me licenciei? Não é magnífico pensar que estou a promover a saúde de tantas pessoas e que terei vários leitores a ler o que escrevo? Uma coisa é certa: não há explicação para o que se sente quando se vê, num café vulgar, um leitor do projecto em que trabalhamos, a ler aquilo que escrevemos. Esses momentos são únicos, especiais e importantes para nos darem alento e força para mais horas de puro stress. Hoje nem vale a pena abrir o documento word para escrever aquilo que preciso. Não é o dia. Não estou inspirada. Passei horas com dores de cabeça e sem motivação.
Amanhã TEM de ser! Amanhã É QUE VOU acordar com a inspiração certa para poder desenvolver artigos da melhor forma que souber... e que um dia me ensinaram a concretizar. E tenho de o repetir várias vezes para que eu própria possa acreditar no que acabei de escrever.

5 comentários:

Anónimo disse...

É o chamado "writer's block"... Cá para os meus lados também há o "baker's block". Not good melher, not good!

Anónimo disse...

Eu conheço essa foto... pois claro, fu ieu q tirei. Ganda fotógrafo.
E a distribuição? É o mais importante... Se n fosse ela, os teus leitores nem te conheciam... pois é...

Pronto. + 1 fecho, mais uns dias q vou ver a novela sozinho. Já sei!!!!

BjSS

Anónimo disse...

dp diz q n leio o teu blog...

Marisa disse...

6 ou 7 artigos?! Mas... isso não é muito? É habitual ou é só desta vez?

Cláudia Pinto disse...

Olá Marisa,

Depende... Há meses mais calmos do que outros. Em jornais diários, talvez haja menos artigos por jornalista. Como estou num jornal mensal, há meses em que cada jornalista fica com uma série de artigos sob sua responsabilidade. Já houve meses em que tive de fazer mais e outros em que nem por isso. Por norma, estes artigos são o resultado de várias entrevistas realizadas, muito tempo de pesquisa e várias horas de transcrição. Daí que o trabalho de imprensa seja mais "demorado". Passamos por um grande processo desde a procura de notícia ou ângulo até ao artigo final que irá ser lido por todos os leitores.

Beijinhos.