27/08/2008

Dicas para o optimismo?

Não sou uma pessoa optimista por natureza. Aliás, costumo pensar sempre nos aspectos mais negativos de qualquer acontecimento. Gostava mesmo de ser optimista mas tenho apenas pequenos rasgos de tal sentimento, em algumas situações. Invejo aquelas pessoas que acham sempre que tudo vai correr bem e que nada pode acontecer ao contrário. Não. Aqui a menina tem a mania de pensar no lado mais negro das coisas. Aos olhos dos outros, sou muito optimista e até dou conselhos positivos aos amigos e aos que me rodeiam. No entanto, quando estou ansiosa, começo a sofrer por antecipação e a pensar demasiado. Esse é talvez o meu pior defeito. Pensar demasiado. Penso, penso, penso e nem sempre penso bem. O mais engraçado de tudo é que chego ao dia ou ao tal acontecimento, pelo qual sofri antecipadamente, e porto-me lindamente, muito segura de mim, como se tivesse feito sempre aquilo na vida.
Porque raio não hei-de ser mais optimista se os resultados finais são positivos e até recebo elogios quando menos espero? Aos visitantes do meu blog, fica o desafio de me ensinarem a ver o lado mais positivo da vida. Pode ser que aprenda alguma coisa.
Tenho alguns medos que gostava de abolir da minha vida mas por mais que tente, não consigo. Tenho aqueles pequenos momentos em que só penso positivo mas o pessimismo acaba por se tornar mais imponente e perponderante. Em que fase da vida estou? Nem eu sei. Hoje posso achar que estou com energias positivas e amanhã acordar completamente pessimista. Confuso? Talvez. Ainda mais interessante é verificar que tenho tudo para pensar positivo e que, volta e meia, com simples e-mails, a minha vida sofre reviravoltas e fico super activa, a nível profissional e com novos desafios para abraçar. Digamos que apesar de pessimista, não deixo de lutar pelo que quero e de procurar a total concretização pessoal e profissional.

Enquanto penso nestas e noutras questões, acabo de ler no blog do meu amigo Marcos Pinto que hoje terei o privilégio de ver duas luas... A próxima vez que tal maravilha voltará a acontecer será em 2287. Todo o Mundo está à espera.O Planeta Marte será o mais brilhante no início da noite. Parecerá tão grande quanto a Lua cheia. Isto acontecerá no dia 27 de Agosto quando o planeta Marte ficar a 34.65M milhas da Terra. Vê o céu no dia 27 de Agosto, 12.30am. Parecerá que a Terra tem 2 luas. Vou ficar acordada para ver e espero que estas duas luas me dêem o optimismo que preciso no momento.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este teu post reflete-te na perfeição... Ansiosa e sofrer por antecedência, mas no fim das coisas, acaba por acontecer tudo bem. E já vi isso acontecer por diversas vezes... Conselhos, já te dei suficientes. Tu segui-los? Nem pensar... né?????

BJSS

Andreia Azevedo Moreira disse...

O meu conselho para ultrapassares o teu pessimismo é o seguinte:

Visualiza-te no pior cenário possível e arranja soluções para o ultrapassar.

Quando ele chegar, se ele chegar estarás preparada.

Enquanto ele não chegar de nada serve empreender no dito!

Somos capazes de sobreviver a tudo! Excepto à morte claro está. Por isso, enquanto houver vida há soluções para a mesma quaisquer que sejam as circunstâncias!

Palavra de uma pessimista ainda em recuperação.

É um dia de cada vez menina!

Um dia de cada vez!

Bjinhos

Marisa disse...

Somos parecidas! Também sou muito negativa, penso sempre em todas as hipoteses más que podem acontecer numa situação e sofro por atecipação até à hora H. Sou capaz de passar dias com um nó no estômago só de pensar que as coisas podem não correr como quero.