09/08/2007

Tão perto da cidade e tão longe do stress...

Username: estou de férias! Password: descanso total. Pensamento: ficava de férias o mês inteiro. Realidade: infelizmente, não é possível! Pois é, chegaram finalmente as minhas férias e nem dá para acreditar. Estava tão cansada que precisava mesmo parar e fugir do stress. Foi precisamente isso que fiz durante uns dias num local que vos aconselho vivamente. Chama-se a Aldeia da Mata Pequena e foi uma sugestão da minha amiga Maria Oliveira. Decidi partilhar hoje convosco esta ideia para um fim de semana diferente e longe do stress ou umas férias no campo numa aldeia muito perto de Lisboa mas tão distante do reboliço da cidade.

A apenas 30 kms de Lisboa, a Aldeia da Mata Pequena é o lugar perfeito para quem quer descansar totalmente. Mal entramos na estrada que dá acesso à aldeia, sentimos logo uma paz interior. O silêncio reina, as casas são em pedra e a paisagem é magnífica. É obrigatório parar, respirar, sentir o que nos rodeia e descansar de um ano cheio de trabalho com muito stress à mistura. Gostei! A descoberta da casa onde ficámos, a Casa da Ti Jacinta foi muito engraçada pois tudo foi pensado ao pormenor: a cozinha típica de aldeias do Alentejo, os utensílios necessários, os ingredientes que os senhorios nos deixaram para o nosso pequeno almoço, sem esquecer as loiças em barro e o quintal com animais... À saída da casa, havia um simpático quintal onde podíamos ver coelhos, porcos da índia e galinhas. Dá para acreditar que estávamos tão perto da capital? Acreditem que é a mais pura das verdades.
Fomos recebidos com bastante hospitalidade pelo sr. Diogo Batalha, a quem se deve este projecto. Ele e a Ana, sua esposa, não têm mãos a medir para preparar as casas e receber os imensos turistas que numa altura de sorte foram de encontro à Aldeia da Mata Pequena, fosse por email, por sites de internet ou pela famosa "publicidade boca a boca".

Pode-se cozinhar na casa e o conforto é tal que nem dá vontade de sair dali e ir à procura de um restaurante nas redondezas. Eu e o Paulo só almoçámos fora no último dia, num restaurante da Ericeira que já tínhamos experimentado e que gostámos. Num dos dias, convidámos os nossos pais a ir almoçar connosco e fomos nós os cozinheiros de serviço. Ah! Temos ainda de destacar o maravilhoso pequeno almoço. Ao acordar, tínhamos um cesto de pão pendurado na porta. Nestes dias, fomos transportados para o antigamente, não nos cansámos de elogiar as casas e sentíamos que estávamos nas casas brancas e típicas do Alentejo. Nada mais errado! Tão poucos kms e tão boa surpresa! As casas são rústicas, todos os cantos são pensados ao pormenor e o sucesso é facilmente apreciado.

Ao andar um pouco íamos visitar outros animais que se passeiam na quinta: a burra Galé (chegou há pouco tempo, precisamente num dos dias em que estivemos instalados) e o burro Augusto, já um pouco velhote, cheio de sorte pois agora tem uma "namorada". Não faltam ainda as ovelhas simpáticas que vinham cumprimentar-nos, os cães e um galo que está mais deslocado pois costumava cantar às 4 da manhã e teve de ser mais isolado para não acordar a vizinhança... Na Aldeia da Mata Pequena, há cinco casas de residentes fixos que têm uma das maiores qualidades de vida que reconheci nos últimos tempos. As restantes têm sido habitadas por portugueses ou estrangeiros que as escolhem como local de férias.
Perto deste local fantástico, não percam a Olaria de José Franco que continua a ser uma visita única. Podem também ir ao Convento de Mafra que tem a grande mais valia de poder ser visto de várias ruas da cidade, por onde quer que estejamos e as praias e restaurantes da Ericeira que são sempre espectaculares.

Se quiserem conhecer melhor este local ideal para descansar, visitem http://www.aldeiadamatapequena.com/
Vão ver que não se arrependem! Entretanto, vão poder também ver uma reportagem fotográfica da Aldeia neste blog... mais daqui a pouco!
Quanto a mim, tenho a certeza que vou voltar e conhecer outras das casas que importa descobrir! Seja com o Paulo, com a família ou com grupo de amigos, é certo que voltarei em breve para renovar as boas energias.
Entretanto, as férias continuam e lá vou eu, daqui a uns dias, para outro local... Até ao meu regresso!



1 comentário:

Anónimo disse...

Fantastico-lindo de morrer-vou voltar.adorei tudo e tudooooo---companhias boas--comida do melhor em breve voltarei tiveste mt. bom gosto com a escolha do local e nao so ahhhh cozinheiro do melhor.......beijitos ceuita