08/07/2007

Domingo da neura ou neura de Domingo?

Hoje é Domingo... este dia repleto de sentimentos mistos! Por um lado, ainda é fim-de-semana e espera-se que seja um dia de lazer, descanso e passeio. No entanto, o último dia da semana é também acompanhado com a sensação de "já é quase segunda feira". Realmente, para quem trabalha, a 2ª feira é sinónimo de começo de uma nova semana cheia de responsabilidades e coisas para fazer. Domingo da neura... ou neura de Domingo? Confesso que por vezes sou invadida pelo segundo pensamento! É mais forte que eu!!! O que eu gosto é do Sábado, primeiro dia de descanso depois de cinco dias árduos de trabalho. O Sábado é muito mais especial porque ainda temos o dia seguinte para descansar e ainda agora deixámos o trabalho para trás... Tento aproveitar os fins de semana da melhor forma e aliar o descanso ao lazer. As coisas começam a piorar um bocado quando o trabalho me acompanha ao fim de semana. Aí, meus amigos, a neura começa a ganhar contornos muito próprios. A profissão que tenho obriga-me a algumas noitadas, fins de semana e feriados... Acho que é por isso que passei a gostar tanto do Sábado, a ficar com a neura ao Domingo e a detestar as 2ªs feiras. No entanto, também acontece ser acordada pelo telemóvel de madrugada para "salvar" o designer que está a fechar mais um jornal (confesso que as meninas da equipa já o chamam "o desgraçadinho"). Ele, uma das pessoas mais calmas que conheço, consegue resultados extraordinários com o maior relax do mundo. Eu, super stressada, atinjo facilmente picos de pânico (panic button, como diria a minha amiga Andreia Moreira) e ele super calmo... Uma dupla que se completa, claro está! Não deixa de ser "um desgraçado" mas é a ele que muitas vezes recorremos para dar umas boas risadas com emails enviados às seis da manhã, sempre acompanhados com bom humor inteligente (a menos que ele esteja tão cansado e mande apenas os pdfs sem mensagens associadas. Aí sabemos que o rapaz estava mesmo no limite do cansaço).
Domingo... ainda fim de semana ou quase segunda feira?
Acredito que os mais optimistas encarem o Domingo como "ainda fim-de-semana" e o aproveitem até ao último segundo. Eu, optimista para os outros mas, por norma, mais pessimista para mim própria, começo a contar as horas que ainda faltam para a 2ª feira. É também frequente acordar no primeiro dia da semana com uma neura bem acentuada e com uma crise de preguiça aguda. Depois passa...


"O fim-de-semana passa tão depressa. Não dá para nada!"
Ora aqui está mais uma frase comum que todos partilhamos com amigos. E não é que é verdade? Dois dias não chegam para descansar do stress acumulado nos cinco dias da semana que acabaram de nos deixar. No entanto, se pensarmos em profissões compostas por turnos, poucas folgas e muito stress associado, também temos de analisar o quanto somos privilegiados. Ok ok, às vezes não tenho fim de semana e fico com umas olheiras de respeito. Ok, ok, é verdade... mas também é certo que de vez em quando, lá os consigo aproveitar e vingar-me do trabalho. O mais justo era ter três dias de fim de semana e quatro de trabalho. Não vos parece muito mais equilibrado? Pois claro que sim! Meio utópico? Totalmente! De qualquer forma, julgo que os três dias também não iriam ser suficientes e íamos arranjar formas de reclamar. Os seres humanos realmente são muito complicados e difíceis de contentar!


Vi uma vez uma reportagem televisiva em que o tema era precisamente este. Há até pessoas que tomam calmantes para enfrentar o início de mais uma semana. Não cheguemos a tanto! Calma!!! Vamos lá pensar em aproveitar da melhor forma o Domingo e tentar impedir pensamentos pessimistas. Quando pensarmos "ihhhhhhhhhh, amanhã já é 2ª feira!", vamos tentar pensar "eiiiiiiiiiiiiii, hoje ainda é Domingo". E vamos também tentar rir, ler, sair, ver um filme, estar com amigos, ver pessoas com quem não temos tempo para estar durante a semana, ouvir música ou rádio, beber café, etc. etc. etc.
Eu própria tenho de ler este post vezes sem conta e mandar embora pensamentos menos positivos... São 17 horas e o Domingo ainda mora aqui. 2ª feira??? Ainda falta muito! Vamos lá aproveitar estas horas restantes da melhor forma. Como diria o outro, "faz o que te digo, não faças o que eu faço".


Não há Domingo sem...
Ler jornais e revistas...
Comer chocolate - que eu até nem gosto nada! ;)
Ver o mar...
Dormir muito e acordar tarde...

7 comentários:

AR disse...

O Domingo é, muitas vezes, um dia de viagens para mim. É o regresso a casa, é o organizar de coisas para mais uma semana, é o reconhecer que o fim de semana nunca dá para nada e que, assim, vamos ter de esperar pelo próximo. Para todos nós começar uma semana é apenas descontar dia para mais um fim de semana! Mas, a vida assim não passa depressa de mais???

Unknown disse...

Bem... depois de um domingo que já se foi, e uma 2ªfeira ventosa, só mesmo ler o teu post!!
Se é domingo, não é fim de semana, é o dia que antencede a 2ªfeira. Se é verão, tem que ter vento. Se tens calor, é insuportável como suamos... enfim, somos seres humanos que vivemos a base da insatisfação...
Mas interpretar um domingo é como a interpretação que os psicólogos nos pede de uma metade de um copo d'água: dependendo do teu estado de espírito, verás como "meio vazio" ou "meio cheio". Tente ver mais como meio cheio tudo na vida, e verás que falta mto pouco para ter o muito de bom, nem que seja um domingo, que esperamos tanto o fim de semana para lamentar que já está a acabar... aproveitemos todos os minutos da vida!
Já agora... qual é o teu marido na foto?? :-)))
Beijos e bom domingo todos os domingos...

Andreia Azevedo Moreira disse...

Eu adoro o Domingo. Não sei explicar mas é um dos dias da semana que eu mais gosto! E não é para ser do contra! Desde que me lembro de existir que gosto. Era aquele dia em que a família estava td junta e se faziam uns lanchinhos à maneira. Agora a minha família de origem está td desmembrada e as coisas estão longe de ser o que eram mas o gosto ficou-me e além do mais construí a minha própria família. Sabem-me bem os Domingos enroscada ao meu amor sem nd para fazer, ou mesmo qdo há planos... Sabe-me bem o Domingo pronto! :)

Anónimo disse...

Filhaaaaaa! Bem vinda ao mundo dos blogs, eu sabia que não te aguentavas por muito tempo sossegada! Desculpa não ter comentado mais cedo, mas já sabes como é a minha vidinha desgraçada. Mas prometo ser presença assidua, é sempre bom saber coisas tuas!
Já vi que me convidaste a partilhar com o mundo as minhas manias, está para breve melher.
Quanto aos domingos... a minha vida é ao contrário, quando toda a gente está a descansar ao fim de semana está aqui a desgraçada a trabalhar como uma moura. Mas também durante a semana quando anda tudo stressado, lá tenho eu 2 diazinhos que sabem a férias, lol!

Anónimo disse...

Os meus domingos raramente calham aos domigos. Por um lado é bom, o meu 2º dia de folga (Domigo) normalmente calha a uma quarta-feira ou a um sábado ou a um Domingo. No último caso o meu domingo é mesmo domingo, aquele dia em que não se faz nada, não há ninguem na rua, dorme-se no sofá em frente à televisão e veem-se 35 filmes que já vimos 10 vezes, ouve-se o relato da bola, almoça-se tarde, quer-se beber um café e temos de ir ao shoping porque tudo o resto está fechado..e pior de tudo, é que a seguir é 2ª-feira.Uma «seca» portanto!

Quando o meu domingo é 4ª-feira, a «coisa» é diferente, é um dia «normal» para o resto do mundo, mas é o meu domingo. Posso ir beber café onde quiser, não tenho filmes para (re)ver na TV, há gente na rua, há movimento,o carteiro bate à porta, enfim, o mundo mexe. E no entanto é domingo. O melhor deste domingo, é que não consigo ver a 5ª-feira como aquela 2ª-feira terrível, em que começa uma nova semana, e faltam 5 dias para uma nova folga.O meu domingo de 4ª-feira é um bom domingo.

O melhor domingo é, sem dúvida, sábado. Sábado é um domingo em que tudo funciona, sábado é aquele dia que toda a gente gosta, sábado é sábado. Então quando sábado também é domingo e 6ª-feira já foi sábado, que melhor fim-de-semana se pode querer?

Outra grande vantagem de o meu domingo não ser sempre ao domingo, é que posso sempre «baldar-me» a casamentos e baptizados de consciência tranquila...hehehehe

Também há desvantagens, principalmente uma. O facto de quase toda a gente ter o domingo (domingo), inviabiliza certos programinhas de fins-de-semana com alguns amigos.

Cláudia, esta foi a minha estreia como comentador destas coisas dos blogues. Promento aparecer assiduamente, e de vez em quando comentar.

Anónimo disse...

Pois é... Antigamente pensavamos: "Domingo... agora só há futebol para a semana". Hoje em dia já pensamos de outra forma: "Amanhã há jogo da Bwin Liga, na 3ª e 4ª, Liga dos Campeões, na 5ª Taça UEFA, 6ª e Sábado temos o regresso da Bwin Liga, e estamos novamente no Domingo". Afinal o Domingo não é tão mau assim... eheheheheheeheheheheheheheheheheheh

Cláudia Pinto disse...

Bom, de todos os comentários podem tirar-se as seguintes conclusões:

1. O Domingo é um bom dia de regresso de viagem para enfrentar mais uma semana de trabalho...

2. É também o dia dos lanches em família e de nos "enroscarmos" no nosso amor. Como eu gosto da palavra "enroscar!"

3. É o dia de trabalho para alguns mouros deste sótão (por exemplo, Rita do País de Gales e Nando, o desgraçado).

4. O Domingo a trabalhar é uma óptima desculpa para alguns amigos se descartarem facilmente (e sem peso na consciência, leia-se) de baptizados e casamentos.

5. E por fim, como o meu namorado fez questão de afirmar no seu comentário muito espirituoso, é um bom dia para ver bola, como aliás, os outros seis dias da semana!!! Ou seja, todo o dia é bom para ver futebol! Ao menos, alguém que ache isso... eheheh

Obrigada pelos comentários. Gostei :)