23/07/2007

A minha mãe tem MSN!!!


Meus amigos, não podia deixar de partilhar convosco o quanto as novas tecnologias influenciam gerações... A minha mãe, até há bem pouco tempo, só sabia mudar o computador de sítio! É verdade! E fazia-o muitas vezes pois não há arrumação de qualquer parte da casa que não implique mudança de vários móveis e objectos. "Só assim se limpa verdadeiramente", é o que ela me diz vezes sem conta.

No entanto, de há uns tempos para cá, a minha madresita aprendeu a utilizar a Internet e agora não quer outra coisa. Se há uns anos, o computador era motivo de disputa entre mim e os meus irmãos (que hoje já vivem nas suas casas), hoje tenho de andar a dividi-lo com a minha mãe. Tudo começou por lhe criar uma conta de MSN. Foi simples e rápido. Quando dei por mim, tinha a minha mãe a dizer-me o que ia fazer para o almoço ou a afirmar que ia beber café. Eu no escritório e ela, em casa, a divertir-se com a sua nova descoberta.
O MSN foi apenas o começar do despertar para as maravilhas da tecnologia. Desde então, é ela quem me sugere sites de interesse, consulta o saldo bancário no seu banco online, descobre interesses a toda a hora, escolhe móveis do IKEA e joga horas a fio. Tetris, Majong, entre outros jogos, não há limites para a minha mãe que só vem provar que "nunca é tarde para aprender". É também ela que descobre sítios para passar fins de semana ou que me ajuda a escolher as férias. "Estás a ficar muito espertinha", digo-lhe eu quando vejo que descobriu uma nova maravilha da internet sem que ninguém lhe tivesse ensinado. A minha mãe está a transformar-se numa user habitual da Internet... O computador faz-lhe companhia e não são raras as vezes em que se deita a horas tardias para "matar o vício". O mais curioso de tudo isto é que, há uns meses atrás, era ela que me implorava para largar o computador e ir jantar. Actualmente, os papeís mudaram e sou eu quem a chama. "Mãe, são horas para vir para a mesa! Não está na hora de largares o computador???". Ironia do destino, vida curiosa a nossa, não acham? E agora juntou-se a "fome com a vontade de comer" e eis que a minha madrinha também já aderiu às novas tecnologias e passa horas a falar com a "comadre". Já me estou a imaginar daqui a uns anos a fazer o mesmo com as minhas comadres com um super computador que, por essa altura, já deve funcionar sozinho, tal é a evolução da "coisa"! ah ah ah
Resultado: é também ela a minha maior crítica, descobre passatempos para eu concorrer, aconselha-me novos blogs para acrescentar à lista que já vou tendo neste meu sótão de ideias, sugere-me sites e encontra artigos meus na internet num ápice. Tudo isto só veio demonstrar que o ditado "burro velho não aprende línguas" não podia estar mais errado. A minha mãe aprendeu praticamente sozinha e todos os dias, evolui mais um bocadinho. Outro dia, chamou-me para saber se estava a mandar um e-mail correctamente... E não é que estava mesmo? A minha mãe é a máiore!!!

A vocês, meus amigos, sugiro que façam o mesmo e despertem a curiosidade dos vossos pais. Acreditem que vão descobrir facetas antes desconhecidas e que vão ter um concorrente viciado nas novas tecnologias, bem ao vosso nível! Agora é vê-la toda babada a dizer aos amigos do MSN que vai ser avó em breve... :)

Parabéns mãe! Até logo, via MSN.

Link da imagem do MSN - http://www.sitiodoguara.xpg.com.br/images/msn.gif




3 comentários:

Anónimo disse...

E eu posso comprovar que o que aqui foi dito é absolutamente verdade. Todas as noites quando saio de tua casa lá me despeço da D. Céu com um "boa noite, e bons joguinhos", porque ela lá está, com a TV a funcionar para fazer companhia, a jogar diversos jogos. E a bater records dia a dia... nem o Edgar a bate. Tem a pontuação máxima num jogo que o Edgar trouxe para ELE jogar lá em casa, mas é a D. Céu que tem o nome nas melhores pontuações eheheheheheheheh... E ela bem o ensina a dizer como é que se fazem pontos, mas ele não chega lá... é assim... A D. Céu é que sabe.... Beijinhos às duas....

Anónimo disse...

A minha Ana Maria também já aprendeu, agora é vê-la a fazer chamadas com microfone pelo msn!Já sabe até mudar a foto do perfil! Está cada dia menos naba, qualquer dia ainda as temos às duas a tagarelar pelo msn uma com a outra e não nos deixam a nós por a conversa em dia. Temos de nos por a pau, hein!

Unknown disse...

:-) É lindo isso! Foi uma das coisas mais maravilhosas que meus pais me deram foi essa persistência e comprovar à nós, que nos achamos "evoluídos tecnologicamnete", e que achamos que eles ainda são do tempo do telegráfo, talvez nao entrasse na cabeça deles tanta infomação. Mas mal sabemos nós o tamanho da capacidade deles!! Meu pai pergunta-me "está no ar?", qdo entra no msn. Achava graça, mas a ver bem tem mais razão do que a nossa mania americanizada de "está on?". Todos os dias posso matar um pouco das saudades de toda a minha família, que cada um com a sua limitação e jeito, fala do seu dia, do tempo, dos problemas.Em forma de boneco ou apenas um "bom dia filha" já me deixa acompanhada da minha família de sangue do outro lado do atlântico! Antes, fazia-me calo nos dedos pelas cartas que escrevia. A resposta levava quase 1 mês [15 dias para chegar a carta para o Brasil e mais 15 depois para a resposta, qdo chegava, já a novidade tinha virado um passado...
Minha mãe diz que fez a faculdade da 3ªidade e especializou em informática. Não conseguiu ainda descobrir a maravilha da internet,mas lá vai chegar!!
Enfim, o MSN consegue nos unir ainda mais. Estar mais perto do que parece! Conseguimos, ao mesmo tempo, conversar com meu pai no trabalho (em S.Paulo), minha mãe em casa (Valinhos), minha irmã em Cutirita, as vezes com a minha tia em Mato Grosso, minha prima nos EUA e eu aqui em Portugal...
É mta informação para a cabeça de qualquer um!!!
Tás no ar?