
Uma surpresa inesperada - Menção honrosa no prémio de jornalismo Professor Emílio Peres - "De mãos dadas com a obesidade".
Data especial - 28 de Janeiro (sinónimo de três anos de namoro).

Casam com 15 dias de diferença, vão ser pais com dois meses de diferença e... vão ter rapazes! O mistério está desfeito e a notícia já chegou! Vou ter dois sobrinhos em 2008. Digamos que andava radiante com a ideia de ter uma sobrinha. Já tinha idealizado as coisas que podíamos fazer juntas e as prendas que lhe podia comprar. Mas não!!! Os meus irmãos têm a tendência de ser parecidos nestas coisas e, no Natal do ano que vem, parece que vamos ter o Gonçalo e o Pedro na ceia... isto se não houver mudanças de ideias pois a escolha dos nomes está difícil.
O fim-de-semana está a terminar... com ele, guardo a memória de muitos e bons momentos passados com amigos de sempre e para todo o sempre. Apesar de ter algum trabalho com o fecho do jornal, consegui abstrair-me e estar presente nos vários convites que me tinham feito. Parece que estou a melhorar e não deixo de estar presente nos compromissos sociais por motivos de trabalho ao Sábado e Domingo. Tem de haver tempo para tudo e eu preciso destes escapes sociais para me manterm viva e sã. Começam os encontros e cafezinhos com amigos que sabem tão bem, tendo como justificação a troca de prendas de Natal. Ontem, a noite ficou marcada por um jantar, também dedicado à época natalícia, com amigos de infância. Foi a chamada Maristada num restaurante simpático e muito acolhedor que reuniu na mesma mesa, pessoas que se conhecem há 20 anos e que mantêm o contacto. É a isto que chamo realmente de amizade porque podem passar meses sem nos vermos e sabemos que estaremos lá, uns para os outros, sempre que precisarmos ou sem que haja essa necessidade. Quando tiver fotos da Maristada, terei todo o gosto de as partilhar convosco. Parabéns a mim e ao Nuno Lopes, responsáveis pela organização, pelo sucesso da noite, apesar de alguns imprevistos.
Gosto de dormir. Pronto! Porque não haveria de gostar? Ora se uma pessoa acorda de madrugada para enfrentar duros dias de trabalho, porque não há-de dormir quando as responsabilidades não falam mais alto? Por algum motivo, adoro o Sábado e detesto a 2ª feira. Qualquer coincidência não é pura ficção! Esta semana aconteceram duas coisas que me dão algum conforto: acordar a meio da noite a pensar que já são horas de levantar para ir trabalhar! E não é que o sentimento é tão bom? Ora vejamos: estava eu muito quentinha a dormir quando acordei, num quarto sempre escuro (detesto claridade) e silencioso. Procuro o telemóvel, ainda meio atordoada com o despertar repentino e verifico que ainda SÓ eram três e meia da manhã. Esbocei um sorriso interior e fiquei mesmo contente. Ainda tinha umas horas de sono pela frente antes do irritante despertador tocar. O sentimento inverso é muito aborrecido. Acordo algumas vezes à hora suposta e obrigatoriamente imposta e penso que ainda não pode ser, que ainda faltam umas horitas para me levantar e que é óbvio que a noite ainda vai a meio. Quando olho para os ponteiros do relógio e verifico a dura realidade, fico assim muito irritada! 
Não estou a falar de ninguém em particular. Estou sim a referir-me à Graça, aquela que fica em Lisboa e que tem os seus encantos e especificidades. Quando me falam em Graça, Alfama, Castelo, faz-me sempre lembrar os santos populares... Daí que tenha intitulado este post de "A Graça é lindaaaaaaaaaaaa". Foi também uma frase que proferi na passada sexta feira à noite. Passo a contar: 20h30. A amiga Maria Oliveira esperava por mim para nos aventurarmos por uma noite diferente. O motivo? Ver o nosso amigo de longa data (iscspiano, diga-se) a representar pela primeira vez. Tentador? De facto!
Pensavam que durava para sempre? Dias quentes, noites amenas, camisas de manga curta em pleno Outubro, sol quente em Novembro. Um autêntico Verão fora de época. Se bem que as conversas do tempo são conotadas como aquelas que se têm quando nada há mais para dizer, quero acreditar que o facto de tanto falarmos do tempo nestes últimos meses se deve à mania do tempo andar fora de época. Estações que já não são o que supostamente deveriam ser... Um Verão envergonhado e um Outuno bastante astuto. Será que nos aproximamos do fim das quatro estações tipicamente estruturadas? Tudo indica que sim. Senti mais calor neste suposto Outuno do que em muitos dias de Verão... Já para não falar nas férias desgraçadas que raramente me ofereceram um dia mais simpático de calor. Anda mesmo tudo trocado! O meu namorado contava-me há dias que deu na televisão uma reportagem que indicava que as roupas mais quentes estavam nas lojas bem guardadas, à espera de futuros compradores que se passeavam pelos centros comerciais com roupas bem mais curtas e pouco quentes. Tudo isto é fruto do tempo... fora de tempo!
Hoje estive com os autores de dois novos livros que irão ser lançados esta semana. O meu amigo iscspiano Marcos Pinto lança amanhã, dia 5 de Novembro, pelas 19 horas, na Livraria Almedina, no Atrium Saldanha, a obra "No ar... 100 histórias de rádio". Foi na sua segunda casa, o Rádio Clube Português que o Marcos recebeu hoje as manas Semedo, no seu programa "Toda a Tarde". A Ivana e a Cláudia, também duas amigas de sempre, foram promover o livro "Sonhar Se(M)edo", cujo lançamento será no próximo dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho, na Fábrica Braço de Prata, em Santa Apolónia. A obra vem dar seguimento àquela que foi publicada há um ano, intitulada "Adormecer SE(M)edo", da autoria da Cláudia e da irmã Lenira. O segundo livro, marcado para este ano de 2007, junta a escrita da mana Ivana que se estreia na vida literária.
Sem dúvida, dois momentos importantes na vida de amigos de quem gosto muito. Estarei lá para dar uma força! Juntar amigos, livros, leitura, escrita e rádio é o passatempo ideal para quem adora cada uma das coisas!


Já estou autorizada a desvendar o segredo que há muito coloquei aqui no blog. Não bastava os meus irmãos terem casado com quinze dias de diferença! Agora foram mais longe e decidiram ser pais em simultâneo. As minhas cunhadas estão grávidas! Sim, vai ser uma estreia de tia em grande! Em vez de ter um sobrinho, vou ter dois... O ano de 2008 vai estar recheado de coisas boas. Os que me conhecem bem sabem o quanto gosto de crianças. O ano de 2007 permitiu-me passar a ter três na minha vida: a minha afilhada (cujo baptizado foi este mês) e os meus sobrinhos (que ainda não nasceram mas já os sinto como se estivessem a chorar aqui ao lado enquanto teclo no computador). Imaginam a felicidade?Este parece ser o ano de todas as surpresas... Chego facilmente à conclusão que estou rodeada de amigos famosos, com um enorme talento e a singrar na profissão que escolheram. E fico tão feliz por isso... Desta vez, o convite partiu do meu amigo Marcos Pinto, locutor do programa "Toda a Tarde", do Rádio Clube Português, antigo colega iscspiano, amigo que admiro e ele sabe disso! Para além do talento da voz bem colocada e da arte do entretenimento, também ele tem jeito para a escrita. É com muito prazer que convido todos os que têm paciência para vir ao meu sótão de ideias, a assistir ao lançamento de um livro da sua autoria.
É já no próximo dia 5 de Novembro, 2ª feira.
"No ar 100 histórias de rádio", da Prime Books, é o nome do livro que será lançado neste dia, na livraria Almedina, pelas 19 horas, no simpático Atrium Saldanha, em Lisboa. Um bom motivo para ouvir falar de rádio, para ler o que ela tem para nos oferecer, para conhecer os bastidores do maravilhoso mundo radiofónico, para dar um abraço e uma força ao autor, Marcos Pinto, pela coragem, pelo sucesso merecido e pela enorme persistência. Garanto-vos que, quem experimenta uma vez as ondas do FM, não mais as esquece. É por isso que estou tão entusiasmada com o lançamento deste livro. Os que me conhecem sabem a paixão que tenho pela rádio (e eu acho que ela ainda vai voltar a fazer parte da minha vida um dia destes...). Juntar a escrita de um amigo que admiro com histórias pouco conhecidas dos bastidores da rádio é um convite irresistível. Parabéns MP!
Foi uma sala cheia que recebeu a estreia da peça "Antes de Começar" no Teatro da Trindade. O convite partiu da minha amiga Cláudia Semedo, uma das actrizes desta peça rica em conteúdo. Meses e meses de ensaios entre ela e Carlos Oliveira (também protagonista) resultaram numa hora cheia de emoção acompanhada de um texto belíssimo que data de 1919 e é da autoria de Almada Negreiros. A peça infanto-juvenil chegou hoje à sala principal do Teatro da Trindade, onde ficará até ao próximo dia 24 de Novembro.
É a actual realidade do nosso País. A nossa geração está facilmente conotada com palavras como "recibos verdes", "estágios", "salários baixos", "insegurança"... Quando penso no actual estado do País e no número de desempregados que engorda os números do Instituto de Emprego e Formação Profissional todos os dias, bem como as estatísticas alarmantes do Instituto Nacional de Estatística, fico chocada. Penso nos quatro anos de licenciatura em que a ilusão era o que marcava o futuro destino de tantos estudantes de Comunicação Social. Andámos quatro anos na ilusão de que as coisas cá fora não estariam tão mal... Quando confrontados com a dura realidade, a palavra "canudo" parecia afinal não ter tanto significado. A sua importância afinal não seria tão grande a avaliar pela quantidade de licenciados que trabalham em imobiliárias, agências de seguros, serviços administrativos ou supermercados. E atenção que não estou a minorizar o valor de qualquer uma destas profissões pois admiro cada uma delas e não tenho nada a mania de achar uma determinada profissão superior a outra. Aliás, admiro muito mais certas profissões, cujo esforço físico é muito maior do que aquele que o facto de ser jornalista me exige. 
Ontem foi uma noite especial e diferente. As responsáveis? As Andreias! Porquê? Porque uma ofereceu-me bilhetes para ver Mafalda Veiga e João Pedro Pais ao vivo no Coliseu de Lisboa (a Andreia Mestre) e a outra foi a excelente companhia escolhida para esta saída (a Andreia Moreira). Parafraseando a última e retirando uma frase do seu blog http://www.buddy31.blogspot.com/, "dêem-me um concerto, uma sala repleta de gente e boa música e sou feliz". E foi mesmo isso que aconteceu... Entrámos numa das minhas salas favoritas para concertos, pelo facto de ser tão intimista, e ficámos pasmas com a quantidade de fãs de Mafalda Veiga e João Pedro Pais. O coliseu esteve ao rubro e a plateia não arredou pé... Durante quase duas horas e meia, tivemos oportunidade de ouvir alguns êxitos dos dois cantores, bem como algumas músicas do albúm "Lado a Lado" com direito a algumas surpresas. Este concerto contou com os convidados especiais Fausto, José Mário Branco e Jorge Palma. Todos eles apareceram de surpresa, sem que a plateia estivesse à espera (ok, confesso que já tinha lido artigos que citavam a sua presença mas a expectactiva esteve sempre presente). Cheguei à conclusão que a Mafalda Veiga tem letras lindíssimas, não desafina uma única vez e transmite a mesma tranquilidade e serenidade com que canta. Espectacular! O João Pedro Pais mantém aquele ar de rapaz inconsciente que conheci há uns anos atrás. Achei sobretudo piada à felicidade que transmitia quando deparava com o público a cantar as músicas de ambos ou a aplaudir cada acorde. Uma coisa é certa: ambos estavam imensamente felizes. As palavras de agradecimento não soavam a falso e tenho a certeza que guardarão na memória este grande concerto, o primeiro de dois realizados em Lisboa (o segundo sobe ao palco esta noite). Li em vários artigos e ouvi na RFM que o concerto do Porto foi muito bom. Não estive por lá mas a avaliar pelo de Lisboa e por tudo o que senti, vivi e ouvi ontem à noite, acredito que o resultado tenha superado qualquer expectactiva. Apareçam, levem amigos e familiares! Realizem rastreios gratuitos!
Além de tudo isto, entre as 10h00 e as 20h00, nos quatro dias do evento, os visitantes poderão submeter-se a vários rastreios gratuitos, saber como anda a sua saúde e tomar diligências para promover o seu bem-estar. São muitos os rastreios já confirmados: colesterol, cardiovascular, diabetes, visão, glicemia, testes de alcoolémia, perímetro abdominal e índice de massa corporal. Destaque ainda para a possibilidade de realizarem consultas de aconselhamento ao nível da alimentação saudável.
O Jornal do Centro de Saúde está a organizar um passatempo e a oferecer entradas. Podem saber tudo em http://www.jornaldocentrodesaude.pt/Jcs/NotCorpo.asp?Id=5
Se quiserem visitar a vossa amiga num destes dias, apareçam! Vão ver que vai valer muito a pena! Eu estarei por lá a trabalhar e estou a torcer para que seja um sucesso. Toda a equipa está empenhada para que este seja a primeira de muitas edições de Saúde Portugal Expo&Conferências. Não se admirem, portanto, se estiver muito ausente do blog por uns tempos... É que organizar um evento destes dá muito trabalho e o blog vai ter que esperar!